O governador do Maranhão, Flávio Dino, anunciou nesta quinta-feira (17) que pediu desfiliação do PCdoB. Em publicação nas redes sociais, ele desejou êxito ao partido, mas alegou que uma grande "frente de esperança" é um vetor decisivo para um novo ciclo de conquistas sociais para o Brasil.
"Informo que pedi desfiliação ao PCdoB. Desejo êxito ao Partido na sua caminhada em defesa de uma Pátria Livre e Justa. Uma grande Frente da Esperança é um vetor decisivo para um novo ciclo de conquistas sociais para o Brasil. A tal tarefa seguirei me dedicando", escreveu Dino, que esteve na legenda comunista durante 15 anos.
De acordo com o governador maranhense, as diferenças que o PCdoB a nível de estratégia e tática política são menos importantes que o reconhecimento que ele tem ao papel histórico do partido "na defesa de um novo projeto nacional de desenvolvimento" do país.
Dino, no entanto, não informou oficialmente quais serão seus próximos passos políticos, nem citou com quais possíveis siglas estaria negociando seu ingresso.
Em entrevista ao Metro1 na última sexta-feira (11), o presidente do PCdoB na Bahia, Davidson Magalhães, tratou como "boatos" a possibilidade de um eventual desembarque do até então aliado. Especulado no PSB, o próprio Dino, no entanto, já tinha afirmado considerar migrar de legenda caso uma proposta de criação de federações partidárias não prospere no Congresso, segundo a coluna Painel, do jornal Folha de S. Paulo.
Política PL lança Rogério Marinho à disputa pela presidência do Senado
Política PSOL trava saída de grupo de Boulos e exige negociação para o PT
Política Senado vota PEC da Segurança nesta semana; proposta envolve redução da maioridade penal
Política Após derrota, Flávio Bolsonaro fala em disputar Presidência novamente antes de 2030
Política Funcionário da Casa Branca organizou jato usado por Flávio Bolsonaro em fuga, diz NYT
Eleições 2026 Flávio Bolsonaro deixa o Brasil com esposa e filhas e deve pedir asilo político nos EUA