Segunda, 02 de Fevereiro de 2026
Política Política

PRTB não deve lançar candidatura ao governo em 2022, diz Celsinho Cotrim

"Não queremos investir tempo no que não seja outra coisa do que para deputado estadual e federal", disse o presidente do partido na Bahia

22/05/2021 08h13
Por: Redação
Foto: Romulo Faro/bahia.ba
Foto: Romulo Faro/bahia.ba

O PRTB não deve lançar candidato ao Governo da Bahia nas eleições de 2022. Em conversa com o bahia.ba, o recém nomeado presidente estadual do partido, Celsinho Cotrim, afirmou que o foco no próximo pleito será mirar uma cadeira na Assembleia Legislativa ou na Câmara Federal.

“A única condição que me foi dada é de fortalecer o PRTB para as eleições de 2022 para que a gente ultrapasse a cláusula de barreira. Não queremos investir tempo que não seja outra coisa do que para eleger deputado estadual e federal. A gente deve compor com algum candidato ou candidata”, disse Celsinho.

Nas eleições de 2014 e 2018, o PRTB lançou para o Executivo baiano as candidaturas de Rogério da Luz e do ex-prefeito de Salvador, João Henrique, respectivamente.

Questionado sobre se pretende entrar na disputa, ele disse que teria prioridade, mas que pode ceder espaço. “O partido está dando preferência aos presidentes estaduais de se candidatarem a deputado federal. Só que eu, como sou um homem de partido e disciplinado, se vier um nome que seja maior que o meu, eu consequentemente vou apoiar esse nome”, garantiu.

 Quadro de Conquista

Celsinho também falou sobre um quadro que ele considera forte dentro da legenda. Davi Salomão, ex-vereador de Vitória da Conquista e candidato derrotado à Prefeitura do município em 2020, se colocou como pré-candidato ao Governo. O novo presidente afirmou que vai buscar convencê-lo a tentar uma vaga no Legislativo pela sigla. Em 2018, Salomão teve 38.277 votos para deputado federal, mas não conseguiu se eleger.

“Ainda não conversamos. Davi Salomão é um excelente quadro, foi um vereador muito atuante e deputado federal muito bem votado. Farei o que for possível para ele ser candidato no nosso partido. A votação que ele teve para deputado federal foi muito expressiva e vamos ver se aumentamos ainda mais esse quantitativo para a federal ou estadual.”

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.