O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) participará da Cúpula de Líderes sobre o Clima, evento virtual organizado pelo governo dos Estados Unidos, que começa nesta quinta-feira (22) e vai até sexta (23). Bolsonaro faz parte de um grupo de 40 chefes de Estado e de governo, além de outras autoridades. O Brasil, no entanto, é o pais que tem a imagem mais do que arranhada do ponto de vista ambiental.
O país, que já foi referência global nas negociações para controle das mudanças climáticas, chega à nova rodada de conversas convocada pelo presidentedos Estados Unidos, Joe Biden, chamuscado com um desempenho ambiental pífio nos últimos anos.
Entre os convidados ao evento estão o papa Francisco e a indígena brasileira Sinéia do Vale. A cúpula antecede a 26ª Conferência sobre o Clima, a Cop26, a ser realizada em novembro em Glasgow, na Escócia. Um dos principais objetivos é impedir a elevação da temperatura média do planeta acima de 1,5 grau neste século.
Em carta enviada a Biden, Bolsonaro já se comprometeu a acabar com o desmatamento ilegal até 2030. Ele reconheceu o aumento das taxas de desmatamento a partir de 2012 e afirmou que o Estado e a sociedade precisam aperfeiçoar o combate a esse crime ambiental.
Na carta a Biden, além de definir metas e compromissos, Bolsonaro apontou as iniciativas feitas pelo Brasil para a preservação do meio ambiente, como projetos nas áreas de bioeconomia, regularização fundiária, zoneamento ecológico-econômico e pagamento por serviços ambientais.
(Com Agência Brasil)
Política Wagner confirma Geraldo Jr. como vice de Jerônimo nas eleições de 2026
Política Após embate interno, Nikolas Ferreira garante permanência no PL
Política Se a gente não regular, a gente está perdido, diz Lula sobre bets
Política Duda Sanches assume legado do pai e acusa ex-aliado de traição: ‘Não esperou o corpo esfriar’
Política Lula defende mandato para ministros do STF e diz que debate deve passar pelo Congresso
Política Nikolas Ferreira nega candidatura ao governo de Minas e mira reeleição