Sexta, 29 de Março de 2024
71 99208-9314
Esportes Covid-19

FPF desiste de levar rodada do Paulistão a outro estado; clubes decidem não entrar na Justiça

Novas datas ainda serão definidas

18/03/2021 16h29
Por: Redação
FPF desiste de levar rodada do Paulistão a outro estado; clubes decidem não entrar na Justiça

O Campeonato Paulista não terá jogos neste fim de semana, quando seria realizada a quinta rodada.

A decisão foi informada aos clubes em reunião convocada pela Federação Paulista de Futebol, que não conseguiu viabilizar partidas em outros estados a tempo. O encontro virtual ocorreu no início da tarde desta quinta-feira.

A FPF não descarta realizar as próximas rodadas em outros locais e se reunirá novamente com os clubes na segunda-feira para discutir os próximos passos. A sexta rodada está prevista para o meio da semana que vem, e a sétima para o fim de semana seguinte.

A possibilidade de acionar a Justiça para tentar uma liminar que autorize a realização de partidas em São Paulo foi descartada, por enquanto.

Essa decisão foi levada a votação entre os 16 clubes da primeira divisão. Entre os grandes, só o São Paulo defendeu a judicialização, enquanto Corinthians, Palmeiras e Santos foram contrários. A votação estava empatada em oito a oito, mas a Ferroviária mudou o voto que decidiu pela desistência da ação.

Além do São Paulo, Guarani, Ituano, Inter de Limeira, São Bento, Mirassol e Novorizontino queriam entrar na Justiça. Com o Corinthians, Palmeiras e Santos ficaram a Ferroviária, Ponte Preta, Santo André, Red Bull Bragantino e São Caetano.

O Paulista está impedido de ser disputado em São Paulo por decreto do governo estadual, que suspendeu todos os eventos esportivos até o dia 30 de março como uma das medidas para tentar conter a pandemia de Covid-19, em seu momento mais críticos no país.

A federação tentou, mais de uma vez, convencer o governador João Doria a manter as partidas do torneio. Houve reuniões com o Ministério Público, avalista da decisão do governo, mas os argumentos não foram aceitos.

A primeira opção foi buscar estádios em outros estados que pudessem receber os jogos. Houve aceno ao Rio de Janeiro, que recusou, e a Minas Gerais. Em MG, as negociações caminharam a ponto de a federação marcar São Bento x Palmeiras, que ocorreria na quarta, para o estádio Independência, em Belo Horizonte, mas o governo local também endureceu as regras e o jogo foi suspenso.

Em reunião realizada na última terça-feira, os clubes sugeriram à Federação Paulista de Futebol que levasse o caso à Justiça caso as outras opções não surtissem efeito, opção que foi abandonada por enquanto.

A suspensão dos eventos esportivos em São Paulo impacta em mais três rodadas do Paulista, a quinta, a sexta e a sétima, a primeira delas a que estava prevista para ocorrer neste final de semana.

A FPF divulgou um comunicado ao final da reunião:

A Federação Paulista de Futebol, os 16 clubes do Paulistão Sicredi – Série A1, os Sindicatos dos Atletas, dos Árbitros e dos Treinadores se reuniram virtualmente nesta quinta-feira. Deste encontro, a FPF, os clubes e os Sindicatos decidiram que:

Após diversas tratativas com governos estaduais, municipais, CBF e federações, a rodada 5 do Paulistão Sicredi está suspensa e não acontecerá neste final de semana. As novas datas serão divulgadas oportunamente;

O Dr. Rui Fragoso, do escritório Fragoso Advocacia, apresentou para avaliação de todos os clubes o conceito de judicialização do caso. Embora tenha argumentos jurídicos e científicos que sustentem a segurança do Protocolo de Saúde do futebol, FPF e clubes decidiram por não ingressar neste momento com Mandado de Segurança;

Para as demais rodadas deste período da Fase Emergencial, a FPF permanece em contato com autoridades estaduais, municipais, federações e CBF para tentar viabilizar a realização dos jogos da próxima semana;

Uma nova reunião entre os clubes e a FPF ficou agendada para a próxima segunda-feira, às 10h.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.