O presidente nacional do Democratas, ACM Neto, classificou como “lamentável” a nomeação do deputado federal João Roma (Republicanos) como ministro da Cidadania do governo de Jair Bolsonaro (sem partido). Em nota divulgada nesta sexta-feira (12), o ex-prefeito de Salvador disse ter sido surpreendido com a decisão de Roma em aceitar o comando da pasta.
“Considero lamentável a aceitação, pelo deputado João Roma, do convite do Palácio do Planalto para assumir o Ministério da Cidadania. A decisão me surpreende porque desconsidera a relação política e a amizade pessoal que construímos ao longo de toda a vida”, disse.
“Se a intenção do Palácio do Planalto é me intimidar, limitar a expressão das minhas opiniões ou reduzir as minhas críticas, serviu antes para reforçar a minha certeza de que me manter distante do governo federal é o caminho certo a ser trilhado, pelo bem do Brasil”, completou.
A nomeação de Roma ao cargo foi publicada nesta sexta no Diário Oficial da União (DOU). Logo após a publicação, o ex-presidente da Câmara de Deputados Rodrigo Maia (DEM) disse que o ex-prefeito “mostrou hoje seu caráter”, sugerindo que Neto teria participado das articulações para que Roma assumisse a pasta.
Informações de bastidores alegam que o presidente do Democratas teria agido para facilitar a eleição de Arthur Lira (PP) como presidente da Câmara em troca de cargos no governo federal. Isto porque, para a eleição, o DEM não declarou apoio ao candidato de Maia, Baleia Rossi (MDB). ACM Neto nega.
Política Bahia pode ampliar uso de energia solar em escolas e hospitais após Indicação do deputado Robinson
Política Rui Costa confirma saída da Casa Civil para disputar Senado em 2026
Política Mendonça prorroga inquérito do caso Master por mais 60 dias
Política Lula aciona PF para investigar aumentos no diesel
Política PT aciona TSE contra Flávio e Carlos Bolsonaro por campanha antecipada
Política Bolsonaro segue na UTI com pneumonia e ainda não tem previsão de alta