Em 90 cidades baianas nenhuma mulher foi eleita vereadora nas Eleições 2020. De acordo com o jornal Correio, que divulgou o balanço neste domingo (22), em 80 dessas cidades, o cargo da prefeitura também foi ocupado por homens. Pelos próximos quatro anos, não haverá então, nenhuma representação política feminina nesses locais.
Ainda segundo o jornal, os dados da plataforma DivulgaCand, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), apontam que a Bahia teve, este ano, 13.196 mulheres candidatas a vereadoras nos 417 municípios, quase 2 mil a mais do que em 2016. Entretanto, 21,5% dos municípios não conseguiram eleger mulheres.
A situação aconteceu tanto em cidades de população reduzida como Itanagra, com 7,6 mil habitantes, e Cardeal da Silva, com 8,9 mil, e como em municípios que estão entre os maiores colégios eleitorais da Bahia, como em Teixeira de Freitas, que é o 10º maior colégio eleitoral do estado, com 138,4 mil moradores. Em Teixeira, não há representação feminina no legislativo e no executivo municipal.
Política PL lança Rogério Marinho à disputa pela presidência do Senado
Política PSOL trava saída de grupo de Boulos e exige negociação para o PT
Política Senado vota PEC da Segurança nesta semana; proposta envolve redução da maioridade penal
Política Após derrota, Flávio Bolsonaro fala em disputar Presidência novamente antes de 2030
Política Funcionário da Casa Branca organizou jato usado por Flávio Bolsonaro em fuga, diz NYT
Eleições 2026 Flávio Bolsonaro deixa o Brasil com esposa e filhas e deve pedir asilo político nos EUA