Professores e estudantes de Salvador realizam na manhã desta quinta-feira (30), no Centro da cidade, um protesto contra os bloqueios de recursos da educação. A manifestação faz parte de um ato nacional.
A concentração começou por volta das 9h, no Largo do Campo Grande. Por volta das 10h, os manifestantes tomaram todas as faixas da via, entretanto até as 10h30, a passeata programada para o protesto ainda não havia sido iniciada.
Além da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que teve R$ 37,3 milhões bloqueados, e de institutos federais, a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (Ufrb), a Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) e a Universidade Federal do Sudoeste da Bahia (Ufsb) também relataram cortes orçamentários, que chegam a cerca de R$ 40 milhões.
Interior do estado
Em Feira de Santana, cidade localizada a cerca de 100 quilômetros de Salvador, a concentração também começou por volta das 9h, na Praça Tiradentes. Por volta das 10h, os manifestantes saíram da praça e iniciaram uma caminhada foi iniciada pelas ruas da cidade.
Em Alagoinhas, cidade próxima a Feira de Santana, a concentração começou às 8h, na Praça Rui Barbosa. Posteriormente, o grupo saiu em caminhada pelo centro da cidade, com destino à sede da prefeitura.
Na cidade de Serrinha, também na região de Feira de Santana, a manifestação começou às 8h, na Praça Luiz Nóbrega. O protesto, entretanto, está acontecendo em formato de aula pública e não há previsão de os manifestantes saiam em passeata.
Educação Funceb oferece 900 vagas para Cursos de Férias 2026
Educação Lula sanciona lei que cria “SUS da Educação”
Educação II Semana de Psicologia da Estácio promove diálogo entre arte, psicologia e cultura afro-brasileira
Educação Laboratórios, oficinas e workshops: Feira de Profissões atrai jovens do ensino médio
Educação Estácio Feira de Santana lança programa Escola do Direito para estudantes do Ensino Médio
Educação Planetário da Ufba tem programação gratuita em setembro