A reitora da Universidade Federal do Sul Bahia (UFSB), Joana Angélica Guimarães, informou que a unidade de ensino só tem verbas para funcionar até setembro. Conforme Guimarães, o último trimestre do ano pode ter as atividades suspensas caso o Ministério da Educação (MEC) não recue do bloqueio dos recursos.
Ao Blog do Pimenta, a reitora manifestou preocupação após contingenciamento de R$ 17 milhões do orçamento da instituição, fato que pode inviabilizar obras – a instituição ocupa espaço cedidos pelo Estado em Porto Seguro e pela prefeitura em Teixeira de Freitas. Guimarães declarou que os cortes na UFSB não afetam apenas o ensino superior, também atingem colégios universitários instalados no sul e extremo sul da Bahia.
Mesmo preocupada, a reitora acredita que o MEC vai liberar a verba. Atualmente, a instituição paga R$ 800 mil de aluguel por ano, verba que sai da verba de custeio. A meta da reitora é concluir obras nos campi de Itabuna, Teixeira de Freitas e Porto Seguro e “sair” do aluguel.
Educação Funceb oferece 900 vagas para Cursos de Férias 2026
Educação Lula sanciona lei que cria “SUS da Educação”
Educação II Semana de Psicologia da Estácio promove diálogo entre arte, psicologia e cultura afro-brasileira
Educação Laboratórios, oficinas e workshops: Feira de Profissões atrai jovens do ensino médio
Educação Estácio Feira de Santana lança programa Escola do Direito para estudantes do Ensino Médio
Educação Planetário da Ufba tem programação gratuita em setembro