O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, afirmou ontem (3) que não encontrou embasamento legal nos quase 50 pedidos de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro enviados ao Congresso até agora. A declaração foi dada em entrevista ao programa Roda Viva, da TV Cultura.
"Destes que estão colocados, eu não vejo nenhum tipo de crime atribuído ao presidente, de forma nenhuma", disse.
Para Maia, o impeachment não pode ser instrumento para solucionar crises."Tem que ter um embasamento para essa decisão e não encontro ainda nenhum embasamento legal", acrescentou.
Questionado sobre o motivo de ainda não ter 'engavetado' os processos, Maia justificou que isso ocuparia tempo na agenda do Congresso, que deve focar em pautas sobre o coronavírus. "Estamos no meio de um processo de pandemia e qualquer decisão agora leva um recurso ao plenário e nós vamos ficar decidindo impeachment sem motivação para isso. É por isso que eu não decido”, explicou.
O presidente da Câmara ainda fez críticas à atuação de Bolsonaro na pandemia, fato que motiva alguns dos pedidos de impeachment. "O presidente errou na questão de minimizar o impacto da pandemia, a questão da perda de vidas. Vamos chegar a 100 mil vidas perdidas. Ele minimizou, criou um falso conflito", afirmou.
Política Nikolas Ferreira nega candidatura ao governo de Minas e mira reeleição
Política Moraes pede relatório detalhado sobre rotina de Bolsonaro na Papuda
Política Castro e Nunes parabenizam Nikolas Ferreira pela ‘Caminhada pela Liberdade’
Política Rui Costa afasta tese de troca com Jerônimo e reafirma foco no Senado
Política Atlas/Intel: Lula lidera em todos os cenários de 1º e de 2º turno para presidente
Política Deputado Zé Neto dialoga com o embaixador do Brasil na Suíça sobre infraestrutura e desenvolvimento no Fórum Econômico de Davos