O Ministério das Relações Exteriores confirmou ter intercedido junto à embaixada dos Estados Unidos para a obtenção do visto de entrada para o ex-ministro da Educação Abraham Weintraub no país americano. Após deixar a pasta, ele foi designado pelo governo para ocupar um cargo no Banco Mundial. O visto foi solicitado no passaporte diplomático do ex-titular do MEC.
A informação foi divulgada pelo jornal Folha de S. Paulo após resposta a dois pedidos via Lei de Acesso à Informação ao Itamaraty. O órgão respondeu que o próprio Weintraub comunicou ao chanceler Ernesto Araújo a informação de que ele iria assumir o cargo de diretor-executivo no Banco Mundial. Por isso, o ex-ministro solicitava os "bons ofícios" do Itamaraty para requerer o visto e que pretendia viajar com a "brevidade possível".
O pedido de Weintraub a Ernesto Araújo se deu no dia 18 de junho, exatamente a data em que o então ministro e o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) publicaram um vídeo no qual anunciam a saída do então titular do MEC.
Política Nikolas Ferreira nega candidatura ao governo de Minas e mira reeleição
Política Moraes pede relatório detalhado sobre rotina de Bolsonaro na Papuda
Política Castro e Nunes parabenizam Nikolas Ferreira pela ‘Caminhada pela Liberdade’
Política Rui Costa afasta tese de troca com Jerônimo e reafirma foco no Senado
Política Atlas/Intel: Lula lidera em todos os cenários de 1º e de 2º turno para presidente
Política Deputado Zé Neto dialoga com o embaixador do Brasil na Suíça sobre infraestrutura e desenvolvimento no Fórum Econômico de Davos