O novo ministro da Educação, Carlos Alberto Decotelli, não obteve um pós-doutorado pela Universidade de Wüppertal, na Alemanha. A informação foi confirmada pela instituição, em nota enviada à imprensa. Segundo a universidade alemã, o ministro conduziu pesquisas por um período de três meses em 2016, mas não concluiu nenhum programa de pós-doutoramento.
A negativa ocorre após a Universidade de Rosário afirmar Decotelli não terminou seu doutorado na instituição. Ele foi nomeado Ministro da Educação na última quinta-feira (25). A Universidade de Wüppertal confirmou que Carlos Alberto Decotelli participou de uma pesquisa de três meses em 2016 na cadeira de uma professora que é agora emérita na instituição.
Segundo o currículo Lattes de Decotelli, cuja última edição havia sido feita em 27 de junho no momento desta reportagem, o professor teria obtido seu pós-doutorado na Universidade de Wuppertal entre 2015 e 2017 (sem indicar os meses). O título de pós-doutor, na academia, não implica em um título formal como mestrado ou doutorado, e requer um trabalho em pesquisa feito por um doutor, no geral, por períodos de pelo menos um ano. Mas o próprio título de doutorado de Decotelli foi questionado na semana passada pela Universidade de Rosário, na Argentina, que afirma que ele não teve a tese aprovada.
Ele corrigiu seu currículo após o reitor da instituição argentina confirmar que ele não tem o título de doutor na instituição, apesar de ter estudado lá. Em Wüppertal, o novo ministro da Educação conduziu uma pesquisa durante três meses sob a orientação de Brigitte Wolf, que foi professora de Teoria do Design na universidade até 2017.
Política Nikolas Ferreira nega candidatura ao governo de Minas e mira reeleição
Política Moraes pede relatório detalhado sobre rotina de Bolsonaro na Papuda
Política Castro e Nunes parabenizam Nikolas Ferreira pela ‘Caminhada pela Liberdade’
Política Rui Costa afasta tese de troca com Jerônimo e reafirma foco no Senado
Política Atlas/Intel: Lula lidera em todos os cenários de 1º e de 2º turno para presidente
Política Deputado Zé Neto dialoga com o embaixador do Brasil na Suíça sobre infraestrutura e desenvolvimento no Fórum Econômico de Davos