Pesquisadores identificaram uma nova linhagem do vírus da zika em circulação pelo Brasil. A constatação foi feita por profissionais da Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs), da Fiocruz Bahia Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
A descoberta foi feita a partir de uma ferramenta que monitora as sequências genéticas do vírus. Conforme reportagem do G1, os pesquisadores detectaram, pela primeira vez no país, um tipo africano dele, com potencial de originar uma nova epidemia.
Um dos líderes do estudo, Artur Queiroz, destaca dois dados que indicam que a linhagem circulou pelo Brasil em 2019. O primeiro é o fato de que ela foi encontrada em dois estados distantes entre si, no Rio Grande do Sul e no Rio de Janeiro. E o segundo é que os hospedeiros que “abrigavam” os vírus eram diferentes: um mosquito “primo” do Aedes aegypt, chamado Aedes albopictus, e uma espécie de macaco.
A descoberta foi publicada no início de junho, no periódico “International Journal of Infectious Diseases”.
Saúde Dia da Corrida: fortalecimento muscular é peça-chave para prevenir lesões e melhorar o desempenho
Saúde Autismo na vida adulta: psicóloga explica como o diagnóstico tardio afeta emoções e relações
Saúde Está com virose? Saiba o que fazer antes de procurar a UPA
Saúde Sesab amplia público-alvo e prorroga inscrições para curso sobre equidade na saúde
Saúde Terapia Ocupacional ajuda adultos com autismo a adaptarem à rotina e melhorarem a qualidade de vida
Saúde Exercício físico pode proteger o cérebro contra o Alzheimer, afirma especialista