Terça, 03 de Fevereiro de 2026
Política Política

Weintraub pode ser deportado caso tenha usado passaporte diplomático

Ex-ministro viajou aos Estados Unidos pouco antes de ser oficialmente exonerado do cargo; EUA fecharam fronteira

22/06/2020 09h08
Por: Redação
Weintraub pode ser deportado caso tenha usado passaporte diplomático

Exonerado oficialmente no sábado (20), o ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub embarcou para os Estados Unidos antes mesmo de oficializada sua saída do cargo. A entrada em território norte-americano aconteceu em um momento em que as fronteiras dos EUA estão fechada para brasileiros, pois o país é o segundo do mundo em mortes e número de casos de infecção para o coronavírus.

Uma alternativa é Weintraub ter usado o passaporte diplomático como autoridade do governo brasileiro. Se este foi o expediente usado, o ex-ministro pode ser deportado.

Segundo a revista Isto É, a lei dos EUA determinam a deportação à queles que“contornarem a aplicação dessa proclamação através de fraude, deturpação intencional de um fato material ou entrada ilegal serão prioridades na remoção pelo Departamento de Segurança Interna”.

Indicado para uma vaga no Banco Mundial, Weintraub pode dizer que também saiu do País por conta do novo cargo. Entretanto, sua indicação não foi formalizada pelo Brasil e pelos outros oito países que são representados no Bird em bloco com o Brasil.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.