Terça, 03 de Fevereiro de 2026
Política política

Bolsonaro estuda desrespeitar STF, renomear aliado para a PF e mudar comando do Exército

Diante da crise política, o chefe do Executivo quer "chutar o pau da barraca", segundo ministros do governo, e emplacar novamente Ramagem no cargo

04/05/2020 09h34
Por: Redação
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O presidente Jair Bolsonaro (Sem partido) estuda desobedecer a ordem do Supremo Tribunal Federa (STF) contra a nomeação do delegado Alexandre Ramagem para o cargo de diretor-geral da Polícia Federal. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, diante da crise política, o chefe do Executivo quer "chutar o pau da barraca", segundo ministros do governo, e emplacar novamente Ramagem no cargo. Ele teve a nomeação barrada pelo ministro Alexandre de Moraes, que apontou "abuso de poder por desvio de finalidade" com o ato do presidente. 

Outra decisão tomada após o ato deste domingo (3), realizado na porta do Planalto com manifestantes que defendiam fechamento do Congresso e do Judiciário, envolve o Exército. Bolsonaro estuda remover do Comando do Exército o general Edson Leal Pujol. A troca está sendo estudada há algumas semanas, após Pujol resistir a aderir à campanha bolsonarista para minimizar a importância da pandemia da Covid-19. Enquanto Bolsonaro fazia seu famoso pronunciamento da "gripezinha", o militar falava em combater na "maior missão de nossa geração". Para o cargo, o presidente estuda promover o ministro da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos, que também é general. 

Neste domingo, Bolsonaro promoveu mais uma vez um ato antidemocrático. O protesto era contra o Supremo Tribunal Federal, contra o Congresso, dois pilares do sistema democrático, o que torna fora da lei pedidos para que sejam fechados. E também contra o ex-ministro da Justiça Sergio Moro.

 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.