Ao tempo em que a percepção dos brasileiros sobre o risco representado pelo novo coronavírus aumenta, a aprovação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que minimiza a gravidade do problema, cai. Isso é o que mostra o novo levantamento feito pelo DataPoder360, entre segunda (27) e quarta-feira (29).
De acordo com a pesquisa, que ouviu 2,5 mil pessoas no Brasil e mais 2,5 mil na Bahia, Bolsonaro perdeu 7 pontos em 15 dias, mas manteve ainda 1/3 da sua base de apoio. Por outro lado, subiu de 8% para 16% o número de pessoas que dizem ter contraído ou conhecer alguém que contraiu coronavírus. Em duas semanas, o número de mortos por Covid-19 passou de 2.141 para 6.412 nesta sexta (1º).
A nível de Brasil, o grupo que considera o trabalho de Bolsonaro ruim ou péssimo passou de 33% para 40%, com oscilação de 28% para 26% no grupo que avalia o governo regular e queda de 36% para 29% entre os que o consideram bom ou ótimo.
Já no espectro da pesquisa feita na Bahia, passou de 33% para 42% a avaliação como ruim ou péssimo, de 27% para 19% como regular e de 33% para 29% como ótimo ou bom.
Em Salvador, a avaliação do presidente é ainda mais negativa. Bolsonaro tem atuação ruim ou péssima para 59% dos soteropolitanos. No levantamento feito há duas semanas, esse grupo representava 44%. Outros 20% consideram o governo regular, antes eram 23%, e 19% dizem que é ótimo ou bom, avaliação feita antes por 26% dos entrevistados.
A pesquisa também fez perguntas sobre a demissão do agora ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro. Para 46% dos entrevistados, a demissão é boa ou indiferente para o presidente.
Política Nikolas Ferreira nega candidatura ao governo de Minas e mira reeleição
Política Moraes pede relatório detalhado sobre rotina de Bolsonaro na Papuda
Política Castro e Nunes parabenizam Nikolas Ferreira pela ‘Caminhada pela Liberdade’
Política Rui Costa afasta tese de troca com Jerônimo e reafirma foco no Senado
Política Atlas/Intel: Lula lidera em todos os cenários de 1º e de 2º turno para presidente
Política Deputado Zé Neto dialoga com o embaixador do Brasil na Suíça sobre infraestrutura e desenvolvimento no Fórum Econômico de Davos