Somente na Bahia, de janeiro de 2018 a abril deste ano, entre inquéritos policiais, termos circunstanciados e notícias de fato, foram registrados 1.241 casos de estupro de vulneráveis na Central de Inquéritos do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA). A informação foi divulgada nessa terça-feira (14) pelo órgão.
Com o intuito de conscientizar a sociedade sobre a necessidade e formas de combate ao abuso e à exploração sexual contra crianças e adolescentes, o MP-BA lançou a campanha “Meu Corpo, Minha Casa”. De acordo com o órgão, a iniciativa “visa, de forma lúdica, despertar a atenção das crianças sobre a importância de se proteger contra tentativas de abuso”.
A campanha foi divulgada durante o “Seminário 18 de Maio”, realizado na sede do CAB. O evento, aberto ao público, foi organizado em homenagem ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Além do lançamento, performances artísticas, palestras, dinâmicas e debates fizeram parte da programação.
Uma cartilha, direcionada às crianças, também foi divulgada com o intuito de chamar a atenção para a importância do próprio corpo, despertando os cuidados com a saúde e a autodefesa contra possíveis abusos.
O evento é coordenado pelo Ministério Público por meio do Centro de Apoio Operacional da Criança e do Adolescente (Caoca) e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) e conta com o apoio da ONG Plan Internacional.
Caso Araceli
No dia 18 de maio, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, completam 46 anos do desaparecimento da menina Araceli Cabrera Crespo, que foi abusada sexualmente e assassinada em 1973, no Espírito Santo.
Desde 2000, essa data foi instituída como um lembrete para que a sociedade se conscientize sobre a necessidade de combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.
Feira de Santana Justiça condena família a pagar mais de R$ 1 milhão por manter mulher em condições análogas à escravidão por 42 anos
Feira de Santana Tecnologia revoluciona acesso a shows e grandes eventos em Feira de Santana
Feira de Santana TRF1 mantém decisão que absolve José Ronaldo em caso de improbidade administrativa
Feira de Santana Estado cede terreno para construção de policlínica em Feira de Santana
BA Candeias: Centro POP realiza palestra educativa sobre prevenção de hepatites virais para pessoas em situação de rua