Os registros da Dívida Ativa da União apontam que 7.186 políticos eleitos devem conjuntamente mais de R$ 1,1 bilhão aos cofres públicos. Os dados foram revelados pelo portal do Núcleo Jornalismo, projeto de jornalismo e dados que busca trazer mais transparência a informações públicas.
Ao fazer o recorte por estados, é possível ver, por exemplo, que o maior montante de dívidas é de políticos eleitos do estado de Ceará, seguido pelos da Bahia e de São Paulo. A Bahia também tem o segundo maior número de registros de políticos eleitos na Dívida Ativa da União.
Segundo reportagem do site, a análise das informações foi possível após a divulgação, pela primeira vez, dos dados da Procuradoria Geral da Fazenda (PGFN) em formato aberto, em novembro do ano passado. Anteriormente, era possível consultar somente um volume limitado de registros simultaneamente. Com a abertura desses dados, foi possível fazer um cruzamento amplo e completo.
A Dívida Ativa da União inclui o débito de qualquer valor ao governo, o que corresponde a impostos, taxas ou multas. Na falta de pagamento desses débitos, os órgãos federais pedem a inscrição na dívida ativa.
Política Nikolas Ferreira nega candidatura ao governo de Minas e mira reeleição
Política Moraes pede relatório detalhado sobre rotina de Bolsonaro na Papuda
Política Castro e Nunes parabenizam Nikolas Ferreira pela ‘Caminhada pela Liberdade’
Política Rui Costa afasta tese de troca com Jerônimo e reafirma foco no Senado
Política Atlas/Intel: Lula lidera em todos os cenários de 1º e de 2º turno para presidente
Política Deputado Zé Neto dialoga com o embaixador do Brasil na Suíça sobre infraestrutura e desenvolvimento no Fórum Econômico de Davos