A proposta de aumento do fundo eleitoral de R$ 2 bilhões para R$ 3,8 bilhões, viabilizada pelo corte de recursos em saúde, educação e infraestrutura, uniu rivais como PSL e PT, além de ganhar respaldo de partidos do chamado centrão.
Segundo informações da Folha, a medida teve o apoio de 13 partidos: PP, MDB, PTB, PT, PSL, PL, PSD, PSB, Republicanos, PSDB, PDT, DEM e Solidariedade, que representam 430 dos 513 deputados e 62 dos 81 senadores.
Presidentes e líderes dos 13 partidos assinaram o ofício enviado ao relator do Orçamento de 2020, deputado Domingos Neto (PSD-CE), pedindo que recursos de emendas impositivas de bancada sejam remanejados para o fundo especial de financiamento de campanhas.
Podemos, Cidadania, PSOL e Novo foram contra o aumento, mas não têm força política para barrar a investida.
Política Pesquisa BTG/Nexus: Lula lidera todos os cenários da corrida eleitoral
Política Lula acusa Flávio Bolsonaro de pedir intervenção dos EUA no Pix
Política EUA propõem tarifa extra de 12,5% ao Brasil e outros 59 países após investigação sobre trabalho forçado
Política Lula acusa Flávio Bolsonaro de “trair a pátria” após reunião com Trump nos EUA
Política Alba aprova abono do Fundef para mais de 85 mil servidores da Educação na Bahia
Política PF rejeita proposta de delação de Daniel Vorcaro no caso Banco Master