Segunda, 02 de Fevereiro de 2026
Brasil Brasil

Ao tentar tranquilizar nordestinos, governo diz que 'peixe é inteligente' e 'foge' ao ver óleo

"O peixe é um bicho inteligente. Quando ele vê uma manta de óleo ali, capitão, ele foge, ele tem medo", disparou Jorge Seif Júnior.

01/11/2019 15h03
Por: Redação
Reprodução
Reprodução

Com a aparente intenção de tranquilizar os moradores das áreas do Nordeste afetadas pelo óleo, o secretário de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Júnior, destacou a inteligência dos animais marinhos.

Durante transmissão ao vivo ao lado do presidente da República Jair Bolsonaro nesta quinta-feira (31), o secretário afirmou que a população pode consumiar peixes tranquilamente. "O peixe é um bicho inteligente. Quando ele vê uma manta de óleo ali, capitão, ele foge, ele tem medo", disparou Jorge Seif Júnior.

"Então, obviamente que você pode consumir seu peixinho sem problema nenhum. Lagosta, camarão, tudo perfeitamente sano", completou o secretário.

Em seguida o presidente Jair Bolsonaro acrescentou que alguns animais foram encontrados no meio das manchas de óleo. "Obviamente, de vez em quando fica uma tartaruga ali na mancha de óleo - para não falar que ninguém fica, né? Um peixe, um golfinho pode ficar, mas tudo bem", disse o presidente.

Conforme apurado pelo Estadão junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), 110 animais foram encontrados sujos de óleo no litoral nordestino, entre tartarugas-marinhas, aves e um peixe-boi. Do total, 81 estavam mortos. O órgão ainda informou que 286 localidades de 98 municípios dos nove Estados do Nordeste foram atingidas pelo óleo.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.