O Governo da Bahia foi obrigado judicialmente a pagar o salário dos professores das universidades estaduais (Uneb, Uesc, Uefs e Uesb) que estão em greve há mais de um mês.
A liminar foi concedida nesta segunda-feira (6) pelo desembargador Jatahy Fonseca, que determinou prazo de 72 horas para que o Estado efetue o pagamento do mês de abril para os professores, além de “eventuais meses subsequentes, em valores devidamente corrigidos e atualizados”.
O juiz determina ainda que não sejam efetuados descontos pelos dias de paralisação. “Devem os acionados, ainda, que mantenham e, se for o caso, sucessivamente, restabeleçam o atendimento dos docentes efetivos e temporários, bem como seus dependentes e agregados, conveniados ao Planserv”, diz a liminar.
Os docentes cruzaram os braços a partir do dia 4 de abril, insatisfeitos com a falta de reajuste salarial, entre outras reivindicações que, segundo a categoria, o governo se recusa abrir para negociação.
O governador Rui Costa mandou cortar o ponto de todos os trabalhadores grevistas no final de abril. A Secretaria de Comunicação informou que a Procuradoria Geral do Estado ainda não foi notificada sobre a decisão judicial.
Ato público e audiência na Alba
O movimento grevista das universidades estaduais da Bahia, que possui o apoio dos estudantes, irá ocupar as ruas do Centro Administrativo da Bahia na terça-feira (7), com concentração a partir das 8h na Assembleia Legislativa.
Segundo a Associação dos Docentes da Uneb (Aduneb), o protesto reivindicará do governo estadual a reabertura das negociações. No mesmo local, às 11h, acontecerá, na sala José Amando, será realizada uma audiência pública com tema “O Ensino Superior no Estado da Bahia e os seus desafios”.
“Assim como aconteceu no Ato Público do Campo Grande, que reuniu cerca de 1.500 manifestantes, em 25.04, ônibus trarão a comunidade acadêmica dos campi do interior”, diz a nota.
Educação Funceb oferece 900 vagas para Cursos de Férias 2026
Educação Lula sanciona lei que cria “SUS da Educação”
Educação II Semana de Psicologia da Estácio promove diálogo entre arte, psicologia e cultura afro-brasileira
Educação Laboratórios, oficinas e workshops: Feira de Profissões atrai jovens do ensino médio
Educação Estácio Feira de Santana lança programa Escola do Direito para estudantes do Ensino Médio
Educação Planetário da Ufba tem programação gratuita em setembro