Uma plenária seguida de uma caminhada entre a Faculdade de Educação e a Reitoria da Universidade Federal da Bahia (Ufba) mobiliza estudantes, técnicos administrativos e professores da instituição de ensino na manhã desta segunda-feira (6). Representantes dos três segmentos da universidade protestam contra o corte de 30% do orçamento, anunciado pelo Ministério da Educação (MEC) na última terça (30).
De acordo com o professor Carlos Zacarias, cerca de 3 mil pessoas participam do ato. "Estou na Ufba desde 2010 e nunca vi um ato tão grande assim, reunindo estudantes técnicos e professores", relatou Zacarias ao Bahia Notícias. A passeata interdita áreas nas proximidades do Vale do Canela e da reitoria.
O professor foi centro de uma polêmica em 2018 quando coordenou uma disciplina para discutir o impeachment de Dilma Rousseff dois anos antes, batizada como “Tópicos Especiais em História: o golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil”. À época, Zacarias foi convocado pela Justiça para prestar esclarecimentos após o vereador Alexandre Aleluia (DEM) requerer a suspensão da disciplina;
A motivação ideológica é apontada como uma das razões para que as universidades e institutos federais sejam alvos de cortes orçamentários pelo MEC. Em entrevista após o anúncio da redução dos orçamentos, o ministro Abraham Weintraub sugeriu que as instituições de ensino promovem a "balbúrdia" (lembre aqui). Além de permitir a disciplina coordenada por Zacarias, a Ufba foi palco para mobilizações como o Fórum Social Mundial, em março do ano passado e da Bienal de Cultura e Arte da União Nacional dos Estudantes, já em 2019.
Educação Funceb oferece 900 vagas para Cursos de Férias 2026
Educação Lula sanciona lei que cria “SUS da Educação”
Educação II Semana de Psicologia da Estácio promove diálogo entre arte, psicologia e cultura afro-brasileira
Educação Laboratórios, oficinas e workshops: Feira de Profissões atrai jovens do ensino médio
Educação Estácio Feira de Santana lança programa Escola do Direito para estudantes do Ensino Médio
Educação Planetário da Ufba tem programação gratuita em setembro