O presidente Jair Bolsonaro (PSL), retirou a sonda nasogástrica e voltou a receber dieta líquida, de acordo com um boletim médico divulgado nesta sexta-feira (13) pelo Hospital Vila Nova Star. Ele vinha se alimentando por dieta endovenosa.
Bolsonaro se recupera de uma cirurgia realizada em São Paulo.
“O Hospital Vila Nova Star informa que o Senhor Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, apresenta boa evolução clínica. Permanece sem dor, afebril e com melhora acentuada dos movimentos intestinais. Foi retirada a sonda nasogástrica e reintroduzida a dieta líquida. Está mantida a alimentação parenteral (endovenosa). Continua com fisioterapia respiratória e motora, deambulando pelo corredor. As visitas seguem restritas”, afirmou o boletim.
Segudno o portal G1, a retirada da sonda estava prevista para noite desta quinta-feira ou manhã desta sexta-feira. Segundo o cirurgião Antônio Macedo, durante a noite a sonda ainda estava aspirando ar, então decidiu fazer a retirada pela manhã.
“Nós pudemos retirar a sonda gástrica porque a drenagem foi bem reduzida de ontem pra hoje. E ele começou a ter função intestinal”, disse Macedo.
“Tiramos a sonda, demos um pouquinho de líquido, em geral 50 ml de hora em hora. Daí a necessidade de manter a dieta intravenosa. Quando puder aumentar o volume da dieta líquida sem que ele se sinta mal ou tenha uma distensão, eu começo a diminuir a parenteral e paralelamente aumentar a dieta oral. Por enquanto fica perigoso aumentar rapidamente a dieta líquida”.
O presidente tem caminhado no corredor e feito fisioterapia respiratória.
Brasil Sorteio da Mega da Virada ocorre em novo horário este ano; confira
Brasil 46 mil presos deixaram prisões na saidinha de Natal em 2025
Brasil Bolsonaro segue internado em Brasília e passará por novo procedimento para conter soluços
Brasil PRF reforça fiscalização nas rodovias durante a Operação Natal
Brasil Campanha contra violência e assédio a mulheres passa a ser exibida em aeroportos de todo o país
Brasil Padre Júlio Lancellotti deixa redes sociais e suspende transmissões de missas; entenda o motivo