Quarta, 04 de Fevereiro de 2026
Política Brasil

Diretor-presidente da Ancine é afastado por Bolsonaro

Conforme o decreto publicado nesta sexta-feira, o afastamento atende a uma decisão da Justiça Federal do Rio de Janeiro

31/08/2019 09h12
Por: Redação
Diretor-presidente da Ancine é afastado por Bolsonaro

O diretor-presidente da Agência Nacional de Cinema (Ancine), Christian de Castro Oliveira, foi afastado nesta sexta-feira (30) do cargo, em decreto assinado pelo presidente Jair Bolsonaro.

Conforme o decreto, o afastamento atende a uma decisão da Justiça Federal do Rio de Janeiro.

A juíza Adriana Alves dos Santos Cruz afirmou, na decisão, que o aparato público não pode estar “à mercê de agentes que indicam ter um atuar pautado por agenda personalíssima”.

Segundo o Ministério Público Federal, o diretor-presidente e outros dois profissionais da Ancine acessaram sistemas da agência e repassaram informações sigilosas a um sócio de Christian.

Conforme a acusação, os dados sido utilizadas pelo grupo para caluniar dois outros diretores do órgão, com o envio informações falsas à imprensa.

Para o cargo de diretor-presidente da Ancine, foi nomeado Alex Braga Muniz, como “substituto eventual”. O decreto estabelece que ele exercerá a função “durante as ausências eventuais e impedimentos do titular”.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.