Alunos da Universidade Federal da Bahia (Ufba) usaram as redes sociais para relatar a presença de oficiais do Exército brasileiro no campus da instituição. O fato gerou estranheza e comoção entre os alunos da instituição. Segundo postagens publicadas na última quinta-feira (2), os militares fotografavam o local e faziam anotações. Estudantes lembraram que a presença dos oficiais foi verificada na mesma semana em que o Ministério da Educação (MEC) anunciou a suspensão de 30% da verba destinada para a entidade, sob a alegações do ministro Abraham Weintraub de que a Ufba estava entre as universidades entusiastas da "balbúrdia".
A assessoria de comunicação da Ufba desvinculou a presença dos militares a uma possível operação do Exército na instituição. De acordo com a universidade, os militares costumam utilizar os pavilhões da universidade como local para aplicação das provas do concurso para admissão aos cursos de formação de sargentos que realiza. Questionada sobre o relato de estudantes sobre o local está sendo fotografado pelos oficiais, a Ufba afirmou que possivelmente o procedimento faça parte do processo de vistoria de condições para aplicação da prova, como verificação de condições físicas do espaço e de acessibilidade do local, entre outros.
Já o presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), José Neto, afirmou que ainda não houve um diálogo oficial com a reitoria a respeito do episódio, mas que uma reunião para tratar do assunto deve acontecer nos próximos dias. Ele admite que a situação provoca desconforto nos estudantes, causando "alarde" e "insegurança". "Essa foi uma situação que nos pegou desprevenido, nos chocou. Nós já imaginávamos que movimentações como essa poderiam acontecer. Seguiremos no diálogo para pensar a segurança na universidade", afirma, contextualizando com o recente corte de verbas anunciados pelo MEC.
Ele salienta que o DCE seguirá dialogando com a reitoria sobre o modelo de segurança administrativa para a UFBA instituição. A assessoria de comunicação do Exército confirmou de que a instituição tem o costume utilizar salas de pavilhões da UFBA para aplicação das provas do concurso de sargentos.
Feira de Santana Justiça condena família a pagar mais de R$ 1 milhão por manter mulher em condições análogas à escravidão por 42 anos
Feira de Santana Tecnologia revoluciona acesso a shows e grandes eventos em Feira de Santana
Feira de Santana TRF1 mantém decisão que absolve José Ronaldo em caso de improbidade administrativa
Feira de Santana Estado cede terreno para construção de policlínica em Feira de Santana
BA Candeias: Centro POP realiza palestra educativa sobre prevenção de hepatites virais para pessoas em situação de rua