A procuradora-geral da República Raquel Dodge concedeu um parecer favorável à nomeação de dez desembargadores do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), de acordo com o site Bahia Notícias.
O pedido de nomeação foi feito pelo governo estadual contra decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que suspendeu o provimento das vagas, criadas em julho de 2018.
Já a solicitação para suspender a nomeação dos cargos havia sido feito pela seccional baiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA), que afirmava que o provimento das vagas não condiz com as necessidades da justiça baiana.
A OAB-BA argumentou que a justiça local precisa do fortalecimento do primeiro grau, com nomeação de mais juízes e servidores.
Dodge sustenta que CNJ não poderia suspender a criação das vagas, feitas por meio de lei, em um procedimento de controle administrativo.
A procuradora-geral da República avalia que o conselho feriu a autonomia do TJ-BA. No pedido, o governo baiano alegou que houve "verdadeiro controle abstrato de constitucionalidade".
BA Ponte Salvador-Itaparica: governo define local da sede e canteiro de obras; confira
BA Ex-deputado federal é preso por suspeita de receber R$ 2 milhões para facilitar fuga de detentos na Bahia
BA Bahia: Serviços voltam a crescer puxados por alta de 10,2% nas atividades às famílias
BA Bahia convoca 111 novos professores para a rede estadual de ensino
BA Abastecimento de água será interrompido em seis cidades baianas nesta segunda
BA Coelba intensifica operação contra “gatonet” em Salvador e outras 20 cidades da Bahia