O presidente Jair Bolsonaro (PSL) dobrou o número total de convidados para a visita que fará amanhã (23) à cidade de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, mas seguiu impondo limite à relação de convocados pelo governador Rui Costa (PT) no evento. A informação é da coluna Painel, da Folha de S. Paulo.
O petista antes poderia chamar até 70 pessoas e passou ter direito a convidar 100 nomes. Já o número total de convidados subiu de 300 para 600.
Além disso, Bolsonaro escalou rivais de Rui para discursar no evento. A visita ocorre em momento de tensão com o eleitorado do Nordeste, em razão das críticas flagradas na última sexta-feira (19).
A estratégia da lista de limitar o número de convidados do governador baiano seria uma forma de "virar o jogo" em território inimigo.
Ainda segundo ao coluna, partiu de Rui a iniciativa de rever a lista. Ele havia identificado a presença maciça de críticos e queixou-se ao Planalto. No entanto, a sua lista de convidados não cresceu proporcionalmente e a presença de seus apoiadores encolheu.
O desconforto é tamanho que os aliados do governador baiano passaram a defender publicamente ontem (21) que ele não vá à cerimônia. Os apoiadores ponderam, no entanto, que foi Rui quem sugeriu a festa e que o aeroporto é um feito politicamente relevante.
Política Comissão de Desenvolvimento Econômico aprova parecer do deputado Zé Neto a marco legal do setor de Distribuição
Política Pesquisa BTG/Nexus: Lula lidera todos os cenários da corrida eleitoral
Política Lula acusa Flávio Bolsonaro de pedir intervenção dos EUA no Pix
Política EUA propõem tarifa extra de 12,5% ao Brasil e outros 59 países após investigação sobre trabalho forçado
Política Lula acusa Flávio Bolsonaro de “trair a pátria” após reunião com Trump nos EUA
Política Alba aprova abono do Fundef para mais de 85 mil servidores da Educação na Bahia