A regulação da saúde na Bahia atendeu 71% dos pacientes em até 24 horas em 2025, segundo dados apresentados nesta quarta-feira (4) pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Em 2022, esse índice era de 49%. Os números foram divulgados durante reunião da secretária Roberta Santana com gestores de hospitais estaduais, quando foram definidas novas estratégias para tornar o fluxo de atendimento mais ágil e previsível diante do aumento da demanda.
O desempenho também melhorou nas demais faixas de tempo. Em 2022, 72% dos pacientes eram atendidos em até 48 horas e 81% em até 72 horas. Em 2025, esses percentuais passaram para 81% e 86%, respectivamente.
Segundo Roberta Santana, o avanço reflete a ampliação da capacidade da rede. “Nos três primeiros anos do governo Jerônimo Rodrigues, abrimos 1.875 novos leitos na rede estadual e contratamos 3.706 leitos na rede privada, filantrópica e municipal, superando 5.500 leitos no total. Além disso, realizamos, só em 2025, nove mutirões para acelerar demandas de urgência e emergência”, afirmou, destacando que mais de 320 mil casos foram resolvidos no último ano.
Na atenção primária, o Estado informou ter investido mais de R$ 2,2 bilhões em obras, custeio e programas voltados à prevenção e ao controle de doenças crônicas, além de novas unidades em municípios como Paulo Afonso, Alagoinhas, Jacobina, Valença e Serrinha.
O diretor do Hospital Ortopédico do Estado da Bahia (HOEB), Roger Monteiro, avaliou que os resultados indicam “ajuste de rota” na regulação para ampliar o atendimento com método e colaboração entre unidades. Para a diretora da Central Estadual de Regulação, Rita Santos, o alinhamento com os hospitais é fundamental para reduzir o tempo de espera.
A Central Integrada de Comando e Controle da Saúde do Estado atua com apoio tecnológico e conta com 524 profissionais, sendo 213 médicos, para organizar o acesso a leitos e procedimentos no SUS.
Em 2025, foram registradas 925 remoções por UTI aérea, média de três por dia. O HOEB foi destaque assistencial, com 20 mil cirurgias até janeiro de 2026, redução de até 85% no tempo de espera para procedimentos e maior oferta de vagas à regulação.
O Hospital 2 de Julho foi a unidade que mais recebeu pacientes via regulação no ano passado, com 10.104 encaminhamentos. O hospital dispõe de 89 leitos de UTI, sendo 60 para adultos e 29 pediátricos.
BA Forrozeiros defendem protagonismo do gênero no São João em reunião na UPB
BA Saiba quem é a primeira mulher promovida ao posto de coronel da PM
BA Governo da Bahia lança concurso da Adab com 200 vagas
BA Bahia entrega primeira CNH do novo programa nacional
BA Nova rodoviária: espaço tem alto fluxo de passageiros após 15 dias de inaugurada
BA Governo autoriza construção do campus da UFSB e arena esportiva em Jequié