A Organização Mundial de Saúde (OMS) informou em um relatório, nesta sexta-feira (28), que os casos globais de sarampo caíram 71%, para 11 milhões, no período de 2000 a 2024, impulsionados pela melhoria da cobertura de vacinação.
"O sarampo é o vírus mais contagioso do mundo, e esses dados mostram mais uma vez como ele explorará qualquer lacuna em nossas defesas coletivas contra ele", afirmou Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS
A vacinação contra o sarampo evitou quase 59 milhões de mortes em todo o mundo, com o número caindo quase 88%, para 95.000, no período de 24 anos, de acordo com o relatório. O sarampo é geralmente a primeira doença a ressurgir quando há uma queda na cobertura de vacinação, disse a agência, acrescentando que os surtos crescentes expõem os pontos fracos dos programas de imunização e dos sistemas de saúde.
"Mesmo pequenas quedas na cobertura vacinal podem desencadear surtos, como um alarme de incêndio que dispara quando a fumaça é detectada", disse Kate O'Brien, diretora do Departamento de Imunização da OMS.
Saúde Variante K do influenza A não representa risco imediato ao Brasil, avaliam especialistas
Saúde Butantan firma parceria para desenvolver vacina contra a raiva em humanos
Saúde Direitos e proteção: como a legislação brasileira ampara pessoas com HIV/AIDS
Saúde Alimentação e Diabetes: o que comer e o que evitar para controlar a glicemia
Saúde Consenso Contabilidade promove evento em apoio ao Outubro Rosa
Saúde Ação do Outubro Rosa disponibiliza atendimentos em saúde e orientação jurídica gratuita em Feira de Santana