A Polícia Federal realizou uma operação de desintrusão para desmobilizar um garimpo ilegal na Serra da Quixaba, localizada dentro do Parque Nacional do Boqueirão da Onça, em Sento Sé, no norte da Bahia. A ação ocorreu entre os dias 19 e 24 de novembro de 2025 e contou com a participação do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e apoio da CIPE-Caatinga, da Polícia Militar.
O objetivo central da operação foi retirar pessoas que ocupavam irregularmente a Unidade de Conservação e eliminar as estruturas erguidas para a atividade garimpeira, preservando a integridade ambiental da área protegida. Ao longo da ação, os agentes destruíram construções ilegais, desmobilizaram acampamentos e apreenderam diversos equipamentos e insumos utilizados na extração mineral clandestina
De acordo com a PF, a operação priorizou a retirada pacífica dos ocupantes e ocorreu sem confrontos. A corporação reforçou que, mesmo após a desintrusão, as investigações continuam para identificar os financiadores, organizadores e compradores do minério extraído ilegalmente.
Candeias Candeias: Prefeitura entrega cestas natalinas e garante ceia para mais de 20 mil famílias
BA Reconhecimento Facial da SSP alcança marca de 2 mil foragidos presos em 2025
Carnaval da BA Furdunço será realizado no sábado no Carnaval de 2026
BA Petróleo e Gás: Bahia vai ganhar duas novas refinarias em 2026
BA Chuva forte provoca alagamentos em Ituberá, no Baixo Sul da Bahia
BA Jerônimo lamenta assassinato de técnicos de internet e classifica crime como brutal e inaceitável