Terça, 14 de Outubro de 2025
Brasil Brasil

Governo cria sala para monitorar casos de intoxicação por metanol

Ampliação dos estoques de antídotos no SUS também foi anunciado

06/10/2025 17h24
Por: Redação
Governo cria sala para monitorar casos de intoxicação por metanol

O Governo do Brasil instituiu, por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (6), a Sala de Situação Nacional – Intoxicação por Metanol após Consumo de Bebida Alcoólica. O objetivo é monitorar com detalhe os casos registrados no país e coordenar medidas de resposta. A iniciativa ocorre diante do aumento atípico de notificações de intoxicação associadas ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas, especialmente nos estados de São Paulo e Pernambuco.

De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a medida reflete a postura ativa e a resposta rápida adotada pelo governo. “Estamos diante de uma situação anormal e diferente de tudo o que consta na nossa série histórica em relação à intoxicação por metanol no país”, explicou o ministro.

Como Funciona

A Sala de Situação é de caráter colegiado e temporário e será coordenada pela Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) do Ministério da Saúde. O grupo reúne representantes de diferentes secretarias da pasta, além de Anvisa, Fiocruz, Ebserh, Conass, Conasems, CNS e das secretarias de Saúde de São Paulo e Pernambuco. Também participam os ministérios da Agricultura e Pecuária e da Justiça e Segurança Pública, responsáveis por ações de controle e investigação.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.