A Igreja de São Francisco de Assis, a “igreja de ouro”, no Pelourinho, em Salvador, deve passar por uma preparação antes da reforma do imóvel. A informação foi divulgada nesta quinta-feira (13), pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), que administra a obra sob supervisão do Ministério da Cultura.
A ação envolve a elaboração de um projeto de restauração, que ainda não tem data para ficar pronto. O documento da restauração já havia sido contratado quando aconteceu o desabamento que matou a turista Giulia Panchoni Righetto, de 26 anos. O imóvel seguirá interditado durante as obras.
“A igreja vai precisar de escoramento, estabilização e limpeza emergencial, para que depois a gente possa contratar uma obra completa, recuperando não só a estrutura do forro, do telhado, mas também as obras de arte, os bens móveis que estão integrados ali, e aí ela poder ser completamente restaurada”, disse o presidente do Iphan, Leandro Grass.
Além disso, o valor dos reparos também não foi contabilizado ainda, mas, segundo Grass, o serviço não será barato. Em entrevista ao g1, o presidente do Iphan destacou a importância de apoios financeiros e convocou interessados.
"O Iphan já tinha um projeto contratado, que era um projeto de restauração, para depois fazermos as obras, com recursos do governo federal. E também já fazendo um convite para outros poderes públicos, sociedade e poder privado, porque esse movimento de recuperação vai demandar muitos recursos e a gente vai precisar dessa união de esforços para colocar essa igreja de pé novamente", completou.
Ainda segundo o representante do órgão federal, esse montante será apontado pelo laudo técnico, já que ele detalha todas as etapas da reforma e quanto cada uma vai custar.
"O valor do patrimônio, o valor da arte, não é estimado financeiramente. Ele é estimado pelo seu simbolismo, pela sua importância. Vale registrar que esse caso específico foi um caso trágico, porque nós perdemos uma vida. Uma vida tem valor inestimável. O valor da estrutura da igreja também não podemos precisar porque isso não é um produto, não é algo que vai para o mercado, portanto não tem valor financeiro estabelecido”, falou.
Nesta semana, o Iphan revelou que a igreja recebeu a última vistoria técnica em maio de 2024. Na ocasião, não foram identificados indícios de problemas estruturais que pudessem provocar o desabamento da forração do teto do templo, como aconteceu no dia 5 de fevereiro.
BA Tarifas dos EUA devem atingir apenas 1,8% das exportações do agro baiano, aponta Faeb
BA Jerônimo diz que nova concessionária da BR-324 e BR-116 pode ser definida entre agosto e outubro
Bahia Chá revelação com fogos provoca incêndio em rancho turístico de Vitória da Conquista
Bahia Feira de Santana e Vitória da Conquista concentram número de mortes de motociclistas em rodovias federais
Bahia Uneb abre inscrições para mais de 2,4 mil vagas remanescentes em cursos de graduação
Bahia Jerônimo oficializa mudanças no secretariado da Bahia