Quinta, 05 de Fevereiro de 2026
Política Mundo

G20 conclui cúpula e países apoiam os fundamentos do livre-comércio

Após dois dias, encontro no Japão terminou na madrugada deste sábado

29/06/2019 09h37
Por: Redação
G20 conclui cúpula e países apoiam os fundamentos do livre-comércio

Os países do G20 concluíram sua cúpula na madrugada deste sábado (29) com um pronunciamento em favor dos fundamentos do livre-comércio e do crescimento econômico. Ao final do encontro, que durou dois dias na cidade de Osaka (Japão), o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, afirmou que “os líderes do G20 estiveram de acordo na sua determinação em favorecer o crescimento econômico e mostraram sua ansiedade e descontentamento no contexto da globalização e pelo sistema comercial global [...] O Grupo foi capaz de reafirmar os fundamentos do livre-comércio". 

Abe ainda destacou o apoio do G20 para "conseguir mercados abertos, livres e não discriminatórios" e "um campo justo". Segundo ele, os líderes também reconheceram os "claros riscos negativos na economia global" e acrescentou que os países "concordaram em sua determinação em favorecer o crescimento econômico e de reformar a Organização Mundial do Comércio".

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.