O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, participou da inauguração do Complexo Eólico Novo Horizonte, em Boninal, na Chapada Diamantina. Durante o evento, o chefe da pasta comemorou a entrega do novo parque. Pelo segundo ano consecutivo, o estado mantém a liderança da produção de energia eólica do país e segue avançando com a instalação de mais empresas do setor.
Alexandre Silveira participou do evento ao lado de autoridades do estado. De acordo com o ministro, a inauguração do parque eólico é a prova de que o "Brasil voltou ao mapa de investimentos global". O empreendimento já está em operação e ocupa uma área de 2,7 mil hectares, o suficiente para abastecer até um milhão de residências no país.
“Inaugurar um parque eólico dessa proporção com investimentos de uma grande empresa argentina é a demonstração de que o Brasil voltou com o mapa de investimento global, graças à liderança do presidente Lula e graças ao diálogo que voltamos a ter com a sociedade civil, organizada com os prefeitos e com os governadores. A sinergia e alegria simbolizada muito no sorriso do povo baiano é a demonstração mais inequívoca de que voltamos a acreditar no Brasil”, afirmou Silveira.
O complexo reúne 10 parques eólicos e abrange os municípios de Novo Horizonte, Boninal, Ibitiara, Piatã, Oliveira dos Brejinhos e Brotas de Macaúbas, com um total de 94 aerogeradores distribuídos em 10 parques e capacidade total instalada de 423 MW (Megawatts). O empreendimento atingirá dois milhões de megawatts/hora de energia entregue por ano, o equivalente a uma redução anual de mais de 500 mil toneladas de CO2.
Bahia Pacientes com suspeita de intoxicação por Metanol são transferidos para Salvador
Bahia Caixa libera saque calamidade para cidade baiana afetada por tempestades
BA Vitória da Conquista é a 6ª cidade mais fria do Brasil e registra a menor temperatura do Nordeste
BA Apostas da Bahia faturam cerca de R$ 87,1 milhões em uma noite
Candeias Candeias: Prefeitura entrega cestas natalinas e garante ceia para mais de 20 mil famílias
BA Reconhecimento Facial da SSP alcança marca de 2 mil foragidos presos em 2025