Quarta, 28 de Fevereiro de 2024
71 99208-9314
Brasil Brasil

Braskem deve pagar indenização para pescadores e marisqueiros após desastre em lagoa de Maceió

A empresa deverá pagar um valor equivalente a três salários-mínimos pago em parcela única

07/02/2024 14h18
Por: Redação
Braskem deve pagar indenização para pescadores e marisqueiros após desastre em lagoa de Maceió

O acordo de indenização em favor dos pescadores e marisqueiras pelos prejuízos causados pela restrição de navegação em parte da Lagoa Mundaú, em Maceió foi assinado pela Braskem, a Defensoria Pública da União (DPU), a Federação de Pescadores de Alagoas (Fepeal) e a Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA) nesta terça-feira (6). 

O acordo foi submetido à homologação da 30ª Vara Cível da Comarca de Maceió. Em novembro de 2023, a determinação ocorreu devido ao risco de colapso e afundamento de uma das minas operadas pela empresa.  

A prefeitura de Maceió decretou estado de emergência e a Capitania dos Portos de Alagoas (CPA) suspendeu o tráfego de embarcações em parte da lagoa e consequentemente levou à suspensão da pesca em algumas regiões. 

Centenas de pescadores e marisqueiros que foram afetados terão direito ao pagamento do valor de R$4.236, equivalente a três salários-mínimos, que deverá ser pago em parcela única.

Para ter acesso ao direito, é necessário todos os pescadores e marisqueiros possuam Registro Geral de Pescador (RGP) e/ou Protocolo de Solicitação de Registro (PSR) ativos/vigentes em 30.11.2023, data de emissão da portaria nº 77 da CPA, que restringiu a navegação em trecho da lagoa.

Braskem terá cinco dias para repassar os valores à Fepeal, que ficará responsável por fazer o repasse aos trabalhadores, logo após a homologação do acordo. 

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.