Domingo, 28 de Abril de 2024
Cultura Economia

Despesas de fim de ano: especialista explica como se organizar financeiramente

Além disso, Jusileide lembra a importância da pesquisa de preço e do planejamento para evitar gastos desnecessários.

11/12/2023 11h32
Por: Redação
Despesas de fim de ano: especialista explica como se organizar financeiramente

O último mês do ano chegou e com ele várias confraternizações, festividades e viagens. Combinação perfeita para atrair os consumidores às compras. Momento que aquece o comércio, mas que as pessoas devem ficar atentas para se organizar financeiramente, já que o ano vira e janeiro já chega com outras despesas extras como IPTU, IPVA, matrículas escolares, entre outras. Mas como fazer uma organização financeira com tantos atrativos para o consumo? 

A especialista em finanças e professora dos cursos de Gestão da Estácio em Feira de Santana, Jusileide Costa, orienta sempre a análise da necessidade antes de fazer qualquer compra, priorizando o que for essencial, tanto na hora de comprar como na hora de pagar dívidas. 

“Para quem está endividado é importante pagar primeiro aquela dívida que vence em um prazo mais curto. Se for às compras, analise se o produto é essencial para o momento e só compre aquilo que você realmente precisa. Se não tiver certeza da necessidade, significa que essa compra pode ser adiada”, destacou. 

Além disso, Jusileide lembra a importância da pesquisa de preço e do planejamento para evitar gastos desnecessários. Para quem vai comprar na internet, ela ainda aconselha analisar se o site é confiável e também verificar o valor do frete para saber se realmente vale a pena fazer a compra. 

“Para se organizar para esses gastos de fim de ano é importante fazer pesquisa de preço e também se organizar com antecedência. Para uma viagem, por exemplo, a pessoa deve pesquisar se é mais barato ir de avião ou de ônibus, ou ainda optar por um destino mais perto para ir de carro. O planejamento orienta o consumidor a fazer as melhores escolhas”, afirmou. 

A especialista ressalta ainda que cada pessoa tem suas demandas e que é necessário ter a percepção das prioridades para melhor entender o seu cenário e melhor organizar e gerir as finanças. Ela afirma que anotar quanto gasta e quanto ganha é sempre uma boa dica para não perder o controle com os gastos, não só no em épocas festivas, mas durante o ano todo.  

“É um momento para refletir se precisa realmente do produto. É momento de fazer escolhas assertivas e é bom lembrar que se tiver algum valor sobrando, o ideal é fazer uma reserva financeira e buscar essa organização ao longo do ano”, afirmou a professora Jusileide.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.