Foi dada a largada para a Copa do Mundo Feminina 2023, sediada por Austrália e Nova Zelândia, nesta quarta-feira (20). A quatro dias da estreia, a Seleção Brasileira segue nos treinamentos, em Brisbane, de olho nos três primeiros jogos da fase de grupos. Panamá, França e Jamaica serão as rivais do Brasil nesta etapa do Mundial.
Panamá
Com a estreia marcada para a próxima segunda-feira (24), a Seleção Brasileira terá o Panamá como o primeiro adversário. A equipe comandada pelo mexicano Nacho Quintana chega à Copa do Mundo apresentando sua melhor campanha.
Após vencer o Paraguai por 1 x 0 na repescagem, Las Canaleras conquistaram uma classificação histórica e participarão da competição pela primeira vez. Na última sexta-feira (14), porém, a seleção centro-americana foi goleada pelo Japão, por 5 x 0, em amistoso.
O Panamá traz um forte nome para o Mundial: Marta Cox. A meio-campista, de 26 anos, defende a seleção desde os 14 e foi a responsável por marcar gols decisivos na classificação para o Mundial 2023 na repescagem. Atualmente, Cox atua no Pachuca, equipe que disputa a liga mexicana.
França
Brasil e França já são conhecidas em copas do mundo. Em 2019, a Seleção Brasileira foi eliminada após perder por 2 x 1 nas oitavas de final para as europeias - que fazem a quinta participação em mundiais. Este ano, a Canarinho está determinada a conquistar a vitória contra a equipe comandada pelo técnico Hervé Renard no segundo jogo da fase de grupos. A França é a quinta colocada no ranking da Fifa.
Destaque da seleção, Wendie Renard chega para sua quarta copa. Em fevereiro, a zagueira chegou a anunciar a aposentadoria, com críticas à organização da equipe - então comandada por Corinne Diacre. A capitã de 32 anos, no entanto, voltou atrás após a demissão da treinadora. Ela é a sétima maior artilheira da seleção francesa, com 34 gols marcados, e acumula 32 títulos como profissional. Atualmente, a craque defende o Olympique de Lyonnais.
Jamaica
No último Mundial, o primeiro duelo da Canarinho foi contra a Jamaica, que não passou da fase de grupos após três derrotas. As brasileiras bateram as caribenhas por 3 x 0, com gols de Cristiane na estreia; em seguida, a seleção jamaicana foi goleada pela Itália por 5 x 0; e perdeu para a Austrália, por 4 x 1, para concretizar a eliminação na fase de grupos.
A equipe chegou a ser "dissolvida" em 2010 depois de não conseguir a classificação para a Copa do Mundo de 2003 e para o Torneio Olímpico dos Jogos de Pequim, em 2008. No entanto, quatro anos depois, a seleção ressurgiu e, em 2017, voltou ao ranking da Fifa.
Khadija Shaw é o destaque da equipe liderada pelo treinador Lorne Donaldson. A atacante de 26 anos tem 14 gols pela seleção e chega à Copa do Mundo para ajudar as jamaicanas na segunda participação em mundiais. Pelo Manchester City, seu atual clube, a jogadora tem 31 gols marcados nesta temporada.
Agenda
A Seleção Brasileira enfrenta o Panamá na segunda, às 8h (horário de Brasília), em Adelaide. No dia 29, sábado, o Brasil encara a França, às 7h (horário de Brasília), em Brisbane. Por fim, encerra a fase de grupos em Melbourne, no dia 2 de agosto, às 7h (horário de Brasília), contra a Jamaica.
Bahia CBF divulga data da convocação para próximos amistosos da Seleção Brasileira
Esportes Saiba quem é David Corrêa, atacante do Vasco alvo de operação contra tráfico de drogas e armas
Esportes FIFA planeja Mundial sub-15 inédito para 211 federações associadas em 2026
Esportes Campeão da Copa de 2018, Pogba entra no radar do futebol brasileiro
Esportes Câmara aprova PL que incrementa mudanças para promoção do futebol feminino no Brasil
Esportes Flávia Saraiva conquista dois ouros e brilha no encerramento do Brasileiro de Ginástica