Uma pessoa morreu, outras 20 ficaram feridas no Rio Grande do Sul e 49 municípios foram atingidos pelo ciclone extratropical que passa na região desde quarta-feira (12). As informações foram divulgadas pelo governador Gabriel Souza (MDB) e pela Defesa Civil. A vítima morreu após ser atingida por uma árvore que caiu.
O fenômeno deixa estragos na região com um cenário de cidades tomadas por enchentes e prejuízos com os vendavais. Pelo menos 800 mil pessoas estão sem energia no Rio Grande do Sul e outras 230 mil em Santa Catarina.
O ciclone se deslocou, na manhã desta quinta-feira (13) e atingiu Santa Catarina, onde deve provocar ressaca na faixa litorânea - nome dado ao movimento anormal das ondas. A ressaca deve se desdobrar entre Laguna (SC) e Campos dos Goytacazes (RJ), com ondas de até 4 metros. O estado já tem registro de dois feridos.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) decretou alerta vermelho nos dois estados, indicando status de muito perigo. De acordo com informações da Defesa Civil, entre a madrugada e a manhã desta quinta, o vento chegou a 140 km/h no litoral sul gaúcho. Temporais e ventos fortes causam transtornos na região metropolitana de Porto Alegre, na região dos vales, na serra gaúcha e no litoral norte do Rio Grande do Sul.