O projeto de lei que proíbe a utilização de “pistolas de água” durante o carnaval e festas de rua em Salvador foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). A decisão, ocorrida em sessão realizada na manhã do último dia 28, foi publicada no Diário Oficial da Casa Legislativa no dia seguinte.
O projeto foi apresentado pela deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) após polêmicas envolvendo casos de assédio, vandalismo e violência por parte de integrantes do bloco As Muquiranas durante a folia de 2023. A parlamentar utiliza o argumento de que os objetos são utilizados para importunar, incomodar, constranger e assediar mulheres.
Agora, a proposta aguarda para ser votada pelos deputados da AL-BA em sessão plenária. A data do pleito depende da articulação entre os líderes do governo e da oposição na assembléia.
Olívia Santana anunciou o projeto de lei no dia 24 de fevereiro. Na ocasião, a deputada escreveu: “Chega de machismo recreativo, como ocorre no bloco As Muquiranas. Molhar o cabelo, a roupa pra transparecer os seios e partes íntimas das mulheres não é engraçado. É humilhante”.
No dia 23 do mesmo mês, a agremiação do bloco As Muquiranas divulgou uma carta aberta repudiando o uso de pistolas de água por parte de seus foliões. O comunicado ressaltava que os brinquedos não fazem parte do kit fantasia.
Política Mendonça prorroga inquérito do caso Master por mais 60 dias
Política Lula aciona PF para investigar aumentos no diesel
Política PT aciona TSE contra Flávio e Carlos Bolsonaro por campanha antecipada
Política Bolsonaro segue na UTI com pneumonia e ainda não tem previsão de alta
Política Deputado Robinson culpa Trump e Bolsonaro por alta nos combustíveis ao lembrar da privatização da RLAM no governo passado
Política Saiba quais são as pré-candidaturas já colocadas para Governo e Senado na Bahia