Nesta terça-feira (8), o IBGE divulgou o balanço atual da coleta do Censo Demográfico 2022. Em todo o país, desde 1º de agosto, quando a operação iniciou, até 05 de dezembro, 168.018.345 pessoas foram recenseadas. O número equivale a 78,73% da população brasileira estimada. A coleta, prevista inicialmente para finalizar em outubro, seguirá em janeiro de 2023 onde não for possível finalizar o processo até o final deste ano.
Na Bahia, 34,8% dos municípios vão seguir com o prazo ampliado. 145 das 417 cidades do estado, incluindo a capital Salvador, não devem concluir a coleta ainda no mês de dezembro, se mantido o atual ritmo de recenseamento. A média do estado é um pouco maior que a nacional, de 82%.
O Piauí é o estado mais avançado na coleta de dados, 96,2% da população respondeu ao IBGE. Ele é seguido por Sergipe (91,2%) e Rio Grande do Norte (89,8%), dando ao Nordeste a dianteira na operação. A Bahia ocupa o 10° lugar no ranking. Na outra ponta, o Mato Grosso apresenta apenas 65,9% de coleta, sendo o estado com menor número.
Um dos principais problemas enfrentados pelos recenseadores nesta aplicação, a recusa a responder o censo está presente em 2,59% dos domicílios. A expectativa do instituto é que esse número diminua até o final da operação.
BA Câmara de Teixeira de Freitas abre CPIs para investigar Prefeitura
Bahia Sesab regulamenta acesso a imóveis para contenção de risco à saúde pública na Bahia
Ba Transpetro abre cursos de qualificação com bolsa-auxílio de R$ 1 mil na Bahia
Bahia Fábrica da BYD em Camaçari deve gerar quase 10 mil empregos
Bahia Mpox registra 149 casos em 13 estados; veja situação da Bahia
BA Procon-BA deflagra operação ‘De olho no preço’ para fiscalizar alta dos combustíveis