O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) absolveu o lateral Rafael Ramos, do Corinthians, da acusação de ter praticado injúria racial contra Edenilson, do Inter, na partida entre os dois times no dia 14 de maio, no Beira-Rio. Cabe recurso no Pleno do tribunal.
O caso foi julgado na manhã desta terça-feira pela 2ª Comissão Disciplinar do STJD. Por unanimidade, os auditores decidiram absolver o lateral do Corinthians por considerar que as cinco perícias analisadas no processo foram inconclusivas e não comprovaram que ele disse a palavra "macaco".
Após o resultado do julgamento, o Corinthians divulgou uma nota em seu site oficial.
– O Corinthians reforça o seu compromisso na luta contra o racismo. Desde o início, o clube deu todo o suporte necessário a Ramos e, agora, deseja uma sequência plena nas carreiras desportivas de ambos os atletas – diz trecho do texto.
A defesa de Rafael Ramos, representada pelo advogado Daniel Bialski, também destacou que sempre acreditou fielmente na inocência do jogador
– Isso porque, efetivamente, ele não proferiu qualquer ofensa racial. A absolvição decidida hoje, por unanimidade, somente evidencia a sua inocência – disse o advogado.
Esportes Lula recebe Ancelotti e Infantino no Planalto para tratar da Copa do Mundo de 2027
Esportes Brasil terá delegação recorde nos Jogos de Inverno Milão-Cortina 2026
Esportes Com time alternativo, Bahia vence o Jequié na estreia do Baianão 2026
Esportes Empresária de Haaland elogia gestão do Grupo City no Bahia
Esportes CBF altera horário do segundo jogo da final da Copa do Brasil entre Vasco e Corinthians
Esportes Valor de mercado do Bahia dispara após fim da temporada de 2025