Apontados por políticos de oposição e judiciário, o risco de uma ruptura institucional por parte do presidente Jair Bolsonaro (PL) já é uma realidade também para o entorno do mandatário.
Segundo coluna assinada por Bela Megale no jornal O Globo, integrantes do governo federal admitem que o mandatário pode tentar barrar as eleições de outubro, caso acredite em sua derrota contra o ex-presidente Lula (PT).
À publicação, auxiliares apontam a irritação e as declarações de Bolsonaro como reflexos do “cenário trágico”. Eles disseram que o presidente acredita na reeleição e costuma citar a popularidade nas ruas como suposto termômetro eleitoral.
Apesar do otimismo, ele confidenciou a aliados mais próximos que suas ameaças de suspender a realização do pleito em outubro é uma hipótese real.
Segundo a coluna, em conversas privadas, Bolsonaro costuma usar os mesmo argumentos falsos que usa publicamente, ao colocar em dúvida o processo eleitoral e as urnas eletrônicas. Ele sinaliza também acreditar em um apoio das Forças Armadas no golpe.
Os ministros ouvidos pela publicação relataram ainda que Bolsonaro está em um “momento raivoso” e de sobressaltos. Eles, no entanto, avaliam que as sugestões feitas pelos militares ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a respeito das eleições podem ser uma estratégia para esvaziar intentos golpistas do presidente, já que a corte acatou dez de 15 propostas feitas pela caserna.
Política PSOL trava saída de grupo de Boulos e exige negociação para o PT
Política Senado vota PEC da Segurança nesta semana; proposta envolve redução da maioridade penal
Política Após derrota, Flávio Bolsonaro fala em disputar Presidência novamente antes de 2030
Política Funcionário da Casa Branca organizou jato usado por Flávio Bolsonaro em fuga, diz NYT
Eleições 2026 Flávio Bolsonaro deixa o Brasil com esposa e filhas e deve pedir asilo político nos EUA
Política Após as 17h, foram computados 35 mil votos que pouco alteraram a diferença entre Lula e Flávio