O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central vai se reunir nesta quarta-feira (15) para definir a taxa básica de juros da economia. Segundo o portal G1, a expectativa de especialista do mercado financeiro é que a Selic sofra uma elevação de 0,5 ponto percentual, passando de 12,75% para 13,25% ao ano. A decisão deve ser anunciada após as 18h desta quarta-feira (15).
Caso o aumento seja confirmado, essa será a décima primeira vez consecutiva que o juro é elevado. A taxa será levada ao maior patamar desde dezembro de 2016, quando estava em 13,75% ao ano.
A elevação aconteceria para tentar conter o aumento da inflação. No mês de maio, o IPCA, índice que mede a inflação oficial do país, ficou em 0,47%. Isso representa uma desaceleração com relação ao mês anterior. Mesmo assim, acumulou um aumento de 11,73% em doze meses. O novo aumento é esperado pelo mercado financeiro com base em indicações do próprio Banco Central.
Economia Pix Automático começa a funcionar; veja como usar
Economia Preços dos alimentos vão cair após a Páscoa, explica ministro
Economia Setor produtivo apoia medida do Estado que equipara o imposto das ‘comprinhas’ em sites internacionais
Economia Feirão Limpa Nome do Serasa concede descontos de até 99%; saiba como participar
Economia Governo pretende acabar com saque-aniversário e utilizar multa de 40% do FGTS como garantia para crédito consignado
Economia Aumento de golpes financeiros no brasil alerta para cuidados e direitos das vítimas