Em toda a Bahia, foram abatidos 35.870.125 frangos entre janeiro e março deste ano. O número foi divulgado pelo IBGE na manhã desta quarta-feira (8) e representa um novo recordo no setor. O volume abatido é 1,9% superior ao obtido no quatro trimestre do ano passado, quando ocorreu o recorde anterior. No comparativo com o mesmo período de 2021, a alta alcançou 8%.
Atualmente, a Bahia é o nono maior produtor de frangos do país, que teve desempenho negativo no primeiro trimestre do ano. Segundo o IBGE, a média nacional teve recuo de 0,4% com relação ao trimestre imediatamente anterior.
Já a produção baiana de ovos de galinha no primeiro trimestre ficou em 19,2 milhões de dúzias – 1,7% abaixo do recorde registrado no trimestre outubro-dezembro (19,5 milhões de dúzias). No comparativo anual, houve avanço de 1,5%.
No Brasil, a produção de ovos de galinha somou 977,2 milhões de dúzias no período pesquisado, 2,5% abaixo do quarto trimestre de 2021 (1,002 bilhão de dúzias). São Paulo segue como maior produtor do país, com 27,1% do total nacional no 1º trimestre de 2022. A Bahia está em 11º lugar, com 2%.
Economia Pix Automático começa a funcionar; veja como usar
Economia Preços dos alimentos vão cair após a Páscoa, explica ministro
Economia Setor produtivo apoia medida do Estado que equipara o imposto das ‘comprinhas’ em sites internacionais
Economia Feirão Limpa Nome do Serasa concede descontos de até 99%; saiba como participar
Economia Governo pretende acabar com saque-aniversário e utilizar multa de 40% do FGTS como garantia para crédito consignado
Economia Aumento de golpes financeiros no brasil alerta para cuidados e direitos das vítimas