O número de pessoas que passam fome no Brasil disparou para 33 milhões. Em pouco mais de um ano, cerca de 14 milhões de brasileiros entraram para o mapa da fome. Os dados são de uma levantamento realizado pelo instituto Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan).
Os números são semelhantes aos registrados no início dos anos 1990. A Rede Penssan considera o quadro atual “ainda mais perverso” por conta da piora no cenário econômico, do acirramento das desigualdades sociais e do segundo ano de pandemia da covid-19.
Ainda de acordo com o levantamento, 58,7% da população brasileira convive com algum grau de insegurança alimentar. Seis em cada dez lares brasileiros variam em uma escala entre os que passam fome e os que permanecem preocupados com a possibilidade de não conseguir alimentos. No total, são 125,2 milhões de brasileiros com insegurança alimentar, o que significa um aumento de 7,2% em relação a 2020 e de 60% em comparação com 2018.
“A pandemia surge neste contexto de aumento da pobreza e da miséria, e traz ainda mais desamparo e sofrimento. Os caminhos escolhidos para a política econômica e a gestão inconsequente da pandemia só poderiam levar ao aumento ainda mais escandaloso da desigualdade social e da fome no nosso país”, explicou a médica epidemiologista e pesquisadora da Rede Penssan, Ana Maria Segall.
Os dados foram coletados entre novembro de 2021 e abril de 2022, com entrevistas em 12.745 residências em áreas urbanas e rurais de 577 municípios de todo o país.
Política BTG/Nexus: Lula tem 46% e Flávio 45% no 2º turno; veja
Política Perícia aponta uso de IA em plano de governo de ACM Neto
Política Em plenária, deputado Robinson reafirma compromisso com Feira e destaca investimentos no Portal do Sertão em parceria com Zé Neto, Lula e Jerônimo
Política Defesa diz ao STF que Bolsonaro não autorizou uso de IA em vídeo exibido na convenção do PL
Política Em proposta polêmica, Zema defende construção de super presídio em lugar remoto na Amazônia
Política Jerônimo rebate críticas de Zé Ronaldo é lista obras realizadas em Feira de Santana