O rebaixamento do Bahia para a Série B exigiu da diretoria tricolor um trabalho de reformulação do elenco para 2022. Até esta terça-feira, último dia para contratar e registrar de novos atletas, 14 jogadores chegaram à Cidade Tricolor. E vai ser com esse grupo que o time seguirá até o mês de julho.
Nesta temporada, a CBF definiu novas regras na janela de transferências nacional e atendeu a uma exigência da Fifa.
Com isso, foram criados dois períodos de registros de novos atletas: o primeiro se encerrou nesta terça-feira, e somente a partir do dia 18 julho os clubes das Séries A e B vão poder contratar e registrar novos jogadores.
Até lá, o Bahia vai ter jogado ao menos um turno da Segundona.
Os reforços
O Bahia contratou para todos os setores e, em alguns casos, deixou a posição bem concorrida. No gol, por exemplo, Guto ficou com cinco peças após a chegada de César. Danilo Fernandes, Mateus Claus, Matheus Teixeira e Dênis Júnior são as outras opções, e ao menos um deles deve ser emprestado.
Entre os reforços contratados pelo Bahia, um deles já foi embora. Após nove jogos de atuações apagadas, o volante Willian Maranhão se transferiu para o Santos. O técnico Guto Ferreira, inclusive, avaliou que o jogador "não esteve presente" de fato no Tricolor.
Entre os atletas contratados desde o início da temporada, Rezende é um dos pontos positivos do elenco. Em 14 partidas, o volante tem evoluído bastante. Na última, contra o Cruzeiro, foi um dos melhores do Esquadrão. Agora, quer repetir a dose contra o Náutico.
Na contramão de Rezende, os laterais Jonathan e Djalma Silva não brilharam. O primeiro, que atua no lado direito, fez apenas cinco jogos e perdeu posição. Na lateral esquerda, Djalma também não rendeu o esperado, com dez jogos até agora.
Reforços contratados pela Bahia
Goleiros: César;
Laterais: Jonathan, Luiz Henrique e Djalma Silva;
Zagueiros: Henrique, Didi e Zé Vitor;
Volantes: Rezende, Willian Maranhão* e Emerson Santos;
Meias: Warley Jr.;
Atacantes: Vítor Jacaré, Rildo e Matheus Davó.
Dos reforços contratados, o goleiro César, os zagueiro Didi e Zé Vitor, o meia Warley, e o atacante Rildo, entre os últimos a chegar, ainda não estrearam. O que mais jogou até aqui foi o lateral-esquerdo Luiz Henrique, primeiro anunciado pelo clube para 2022, com 17 partidas realizadas de 18 possíveis.
Aos 30 anos, César, Didi e Emerson Santos são os mais experientes; Henrique, com 20, é o mais jovem do grupo. A média de idade dos reforços tricolores é de 25 anos.
Mas, desse grupo, ninguém está tão em alta quanto Vítor Jacaré, um dos últimos a chegar. O atacante de 22 anos estreou na última sexta-feira com dois gols na vitória sobre o Cruzeiro, na Fonte Nova, e ganhou até dancinha da torcida.
O caso de Jacaré é, aqui, exceção em um Bahia que busca fazer com que os outros reforços também brilhem. E quem sabe a partir desta sexta-feira. Nos Aflitos, o Tricolor encara o Náutico, às 21h30 (horário de Brasília), pela segunda rodada da Série B.
Reforços de última hora
Além de registrar Rildo no Boletim Informativo Diário da CBF, o Bahia usou o último dia da janela de transferências do primeiro semestre para anunciar mais dois reforços: o zagueiro Zé Vitor, e o meia Warley.
Os dois já estão regularizados e podem estrear pelo Tricolor na sexta-feira, quando o time treinado por Guto Ferreira vai até o Estádio dos Aflitos, no Recife, enfrentar o Náutico. O jogo, válido pela 2ª rodada da Série B, está marcado para as 21h30 (de Brasília).
*Após nove jogos, se transferiu para o Santos
Esportes Fluminense de Feira volta a vencer o SSA FC e é campeão da Série B do Baiano
Esporte Seleção da Argentina é alvo de investigação da Fifa por manifestações políticas e violentas na Copa do Mundo
Esportes Neymar vai aposentar? Jogador e Santos vivem crise interna
Esportes Haaland responde postagem do Bahia e movimenta torcida nas redes sociais
Esportes Reino Unido pede investigação após jogadores argentinos exibirem faixa escrito “As Malvinas são argentinas”
Esporte Semifinais da Copa reúnem quatro seleções campeãs mundiais pela primeira vez após 36 anos