Durante a manhã desta quarta-feira (2), o governador Rui Costa (PT) autorizou a realização de um novo concurso público para a Secretária de Educação do Estado da Bahia (SEC). Por meio das redes sociais, o gestor revelou que serão disponibilizadas mais de 1.800 vagas para professores e mais de 300 para coordenadores pedagógicos.
“Atenção, professores e professoras! Autorizei a realização de um novo concurso público que vai ofertar 1.806 vagas para professores e 307 vagas para coordenadores pedagógicos. O objetivo é garantir docentes em municípios baianos com menos de 65 mil habitantes. O concurso é mais um avanço promovido pelo Governo da Bahia na educação. Hoje, além de garantir diversos programas sociais a estudantes, a Bahia vive uma revolução em infraestrutura, com a execução do maior programa de construção de novas escolas e complexos esportivos da história”, escreveu o petista na publicação.
Ainda de acordo com o governador, o edital do concurso será publicado em breve, no Diário Oficial do Estado (DOE), com mais informações e o detalhamento das vagas.
De acordo com o governo do estado, a realização do concurso visa alocar docentes de Ensino Médio em municípios com menos de 65 mil habitantes das mais diversas regiões do Estado, além de priorizar o provimento de professores para os componentes de português e matemática mesmo nos municípios de maior número populacional. Nesse sentido, a previsão é de que sejam contratados professores dos principais componentes curriculares do Ensino Médio, a exemplo de História, Inglês, Matemática, Português, Química e Sociologia, que irão atuar com uma carga horária de 40 horas semanais.
Também com carga horária de 40 horas, os coordenadores pedagógicos irão suprir a demanda de escolas com mais de 1.000 estudantes matriculados onde haja oferta de Ensino Médio e/ou Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e das unidades onde não haja coordenador lotado. Além disso, estão previstas 27 vagas especificamente para atuação em Núcleos Territoriais de Educação (NTE).
O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, disse que o concurso valoriza a carreira do magistério público estadual e amplia a qualidade da Educação.
“Com este novo concurso, iremos suprir a demanda por provimento de professores e ampliar o quadro de coordenadores pedagógicos. Isto também significa valorizar a carreira e qualificar ainda mais a nossa rede, porque teremos professores e coordenadores do quadro efetivo do magistério público estadual”, afirmou.
Educação Funceb oferece 900 vagas para Cursos de Férias 2026
Educação Lula sanciona lei que cria “SUS da Educação”
Educação II Semana de Psicologia da Estácio promove diálogo entre arte, psicologia e cultura afro-brasileira
Educação Laboratórios, oficinas e workshops: Feira de Profissões atrai jovens do ensino médio
Educação Estácio Feira de Santana lança programa Escola do Direito para estudantes do Ensino Médio
Educação Planetário da Ufba tem programação gratuita em setembro