Quinta, 28 de Março de 2024
71 99208-9314
Educação Educação

Governador autoriza concurso com 1,8 mil vagas para professores

"Objetivo é garantir docentes em municípios baianos com menos de 65 mil habitantes", explicou o governador

02/03/2022 09h18
Por: Redação
Foto: Mattheus Miranda/bahia.ba
Foto: Mattheus Miranda/bahia.ba

Durante a manhã desta quarta-feira (2), o governador Rui Costa (PT) autorizou a realização de um novo concurso público para a Secretária de Educação do Estado da Bahia (SEC). Por meio das redes sociais, o gestor revelou que serão disponibilizadas mais de 1.800 vagas para professores e mais de 300 para coordenadores pedagógicos.

“Atenção, professores e professoras! Autorizei a realização de um novo concurso público que vai ofertar 1.806 vagas para professores e 307 vagas para coordenadores pedagógicos. O objetivo é garantir docentes em municípios baianos com menos de 65 mil habitantes. O concurso é mais um avanço promovido pelo Governo da Bahia na educação. Hoje, além de garantir diversos programas sociais a estudantes, a Bahia vive uma revolução em infraestrutura, com a execução do maior programa de construção de novas escolas e complexos esportivos da história”, escreveu o petista na publicação.

Ainda de acordo com o governador, o edital do concurso será publicado em breve, no Diário Oficial do Estado (DOE), com mais informações e o detalhamento das vagas.

De acordo com o governo do estado, a realização do concurso visa alocar docentes de Ensino Médio em municípios com menos de 65 mil habitantes das mais diversas regiões do Estado, além de priorizar o provimento de professores para os componentes de português e matemática mesmo nos municípios de maior número populacional. Nesse sentido, a previsão é de que sejam contratados professores dos principais componentes curriculares do Ensino Médio, a exemplo de História, Inglês, Matemática, Português, Química e Sociologia, que irão atuar com uma carga horária de 40 horas semanais.

Também com carga horária de 40 horas, os coordenadores pedagógicos irão suprir a demanda de escolas com mais de 1.000 estudantes matriculados onde haja oferta de Ensino Médio e/ou Ensino Médio Integrado à Educação Profissional e das unidades onde não haja coordenador lotado. Além disso, estão previstas 27 vagas especificamente para atuação em Núcleos Territoriais de Educação (NTE).

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, disse que o concurso valoriza a carreira do magistério público estadual e amplia a qualidade da Educação.

“Com este novo concurso, iremos suprir a demanda por provimento de professores e ampliar o quadro de coordenadores pedagógicos. Isto também significa valorizar a carreira e qualificar ainda mais a nossa rede, porque teremos professores e coordenadores do quadro efetivo do magistério público estadual”, afirmou.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.