Quarta, 24 de Abril de 2024
Geral Salvador

Serviços municipais funcionam normalmente esta semana

Até a quarta-feira (2), a força-tarefa montada pela prefeitura estará coibindo aglomerações

28/02/2022 11h26
Por: Redação
Foto: assessoria/Guarda Municipal
Foto: assessoria/Guarda Municipal

Diante da não adoção do ponto facultativo devido à suspensão do Carnaval em Salvador, a Prefeitura manterá o funcionamento normal das repartições públicas, unidades de saúde e escolas do Município. Até a quarta-feira (2), a força-tarefa formada pelas Secretarias Municipais de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Ordem Pública (Semop), Guarda Civil Municipal (GCM) e Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) conta com cerca de 200 agentes circulando pela Barra, Ondina e Centro Histórico para fiscalizar os espaços com o apoio das Polícias Civil e Militar.

Está proibido qualquer tipo de manifestação cultural e atividade sonora em área pública no período, conforme determina decreto estadual. Além da fiscalização nos pontos turísticos, a Sedur tem equipes volantes atendendo às denúncias feitas através do Fala Salvador 156.

Trânsito

Os agentes da Transalvador também atuam normalmente nas ruas, atentos para agir imediatamente em casos de obstruções e outras intercorrências no trânsito. Os locais de entrada e saída da cidade, a exemplo da Rodoviária, Terminal de São Joaquim e Avenida Luís Viana (Paralela), são monitorados.

Além disso, o Núcleo de Operação Assistida (NOA) também está monitorando o tráfego 24h durante todo o período, por meio das câmeras de videomonitoramento, auxiliando as equipes que estarão em rondas. As blitze da Lei Seca também são mantidas. O contato com a autarquia pode ser feito pelo Fala Salvador 156 ou pelo aplicativo NOA Cidadão.

Saúde

Além das Unidades de Pronto Atendimento (UPA), gripários e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que estão em pleno funcionamento durante 24 horas; as Unidades Básicas de Saúde também fazem o atendimento normal da população, no horário das 8h às 17h. O serviço de vacinação também prossegue normalmente.

Educação

As aulas nas escolas públicas da rede municipal acontecem sem alterações.

Simm

O Serviço de Intermediação de Mão de Obra mantém os atendimentos para a consulta de vagas de emprego e informações sobre o Seguro Desemprego. Microempreendedores Individuais também poderão agendar atendimentos no Centro do Empreendedor Municipal (CEM). O site para agendamento é o www. agendamentosemdec. salvador. ba. gov. br .

Prefeituras-Bairro

As unidades funcionam normalmente nesta segunda, terça e quarta-feira, das 8h às 17h. Os atendimentos podem ser agendados por meio do site Hora Marcada ou pelo Fala Salvador 156.

Mobilidade

Os ônibus circulam normalmente e os ascensores também têm funcionamento normal. O Elevador Lacerda segue funcionando no horário das 7h às 22h; o Plano Inclinado Liberdade – Calçada, das 6h às 18h; o Pilar, das 7h às 18h e o Gonçalves, das 8h às 18h. A travessia Plataforma-Ribeira é realizada das 6h às 19h.

Mercados Municipais

Os mercados municipais funcionam normalmente na segunda, terça e quarta-feira, exceto o Mercado Popular, que só abre a partir das 5h de terça-feira (1º).

Equipamentos de lazer

Os eventos públicos estarão suspensos, mas o lazer e o contato com a cultura seguem totalmente disponíveis tanto nos espaços culturais da cidade, a exemplo da Casa do Carnaval da Bahia, Casa do Rio Vermelho – Jorge Amado e Zélia Gattai, Museu da Música, Espaço Carybé de Arte e Espaço Pierre Verger da Fotografia Baiana; como nos parques municipais. O funcionamento dos espaços de cultura pode ser conferido na aba Museus do site da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult).

O Parque Municipal Joventino Silva, mais conhecido como da Cidade, no bairro do Itaigara, e o Parque dos Ventos (Boca do Rio) funcionam das 5h às 22h de segunda a sexta-feira e das 5h às 19h nos finais de semana. O Parque Lagoa dos Pássaros, situado no Stiep, funciona de terça a domingo, das 5h às 19h.

O Parque Lagoa dos Dinossauros também está aberto de terça-feira a domingo, mas no horário das 8h às 17h, na Avenida Professor Manoel Ribeiro, 618, Stiep. O agendamento para este último pode ser feito no site.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.