O presidente do Esporte Clube Bahia, Guilherme Bellintani deu uma declaração contundente, na noite desta quinta-feira (11), após os erros do árbitro no confronto entre Flamengo e o tricolor baiano.
Durante uma entrevista concedida ao programa SportsCenter, do canal ESPN, Bellintani disparou contra o árbitro Vinicius Gonçalves Dias Araujo, responsável pelo apito durante a partida.
“A bola [bateu] no peito de Conti. O juiz certamente não viu o pênalti, mas deu o pênalti. Cego ele não é, então deve ter tido alguma outra intenção. Ele teve a chance de corrigir a bizarrice, a coisa horrível que ele fez, e que vai manchar a biografia dele”, disse.
Bellintani aproveitou para ironizar a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) afirmando que mesmo com o erro, não vai acontecer nada com o árbitro. “Daqui a dois jogos ele vai ser escalado de novo. O momento não é difícil só para o Bahia, é difícil para o futebol brasileiro. Eu não estou aqui fazendo uma reclamação apenas como presidente do Bahia”, acrescentou.
Guilherme Bellintani aproveitou para lembrar os erros da arbitragem que prejudicaram o Bahia tanto contra o Juventude, quanto contra o São Paulo, nas duas rodadas passadas.
“Vocês citaram aí o jogo contra o Juventude lá em Caxias do Sul. A bola indo ao gol, sem goleiro, com a bola direcionada para o gol, o jogador do Juventude corta a bola com a mão e o juiz disse que foi braço de apoio. A própria ouvidoria da CBF indicou o erro crasso do juiz, que teve a oportunidade de corrigir no VAR e não corrigiu. Depois, no jogo Bahia e São Paulo, mais um erro absurdo. Miranda pisa no pé de Juninho Capixaba e o juiz no áudio, que agora a gente felizmente está tendo acesso, disse que não foi pênalti. Segundo ele, Miranda não tinha outro lugar para colocar o pé. Ou seja, senhoras e senhores, está inaugurado no futebol brasileiro a era que, se você não tiver outro lugar para colocar o pé, pode pisar no pé do adversário que não é pênalti. Eu nunca vi algo parecido com isso. Novamente a ouvidoria da Comissão de arbitragem disse que o árbitro errou”, afirmou.
“É algo escandaloso que passa a ser histórico. Histórico para o VAR, e para a verdadeira vergonha que é a liderança de Leonardo Gaciba na Comissão de arbitragem, mas pra mim não apenas ele. A partir do momento que toda a CBF compactua com a manutenção de Gaciba nessa vergonha que é a Comissão de arbitragem do Brasil, todos são corresponsáveis. A gente está acostumado a falar de Gaciba, mas quem colocou e mantém ele lá também é corresponsável por isso”, pontuou Bellintani.
Questionado sobre qual atitude ele iria tomar para reverter a situação, o presidente do Bahia se mostrou decepcionado com a inoperância da CBF.
“Nós temos uma série de representações contra os árbitros. Nós representamos contra o árbitro que apitou Juventude x Bahia e duas rodadas depois ele estava apitando Série A do futebol brasileiro. Não é uma surdez. Não se trata de surdez. Se trata de má intenção mesmo. Me parece que hoje há no Campeonato Brasileiro um direcionamento de qual clube vai subir e qual clube vai cair. Quem pensa diferente disso, que tome atitude pra mudar então. Me parece algo muito direcionado. O Bahia consegue render no campeonato, consegue passar sete jogos tomando apenas um gol. Estamos no nosso melhor momento do campeonato e durante três jogos seguidos nós temos três escândalos. Não é erro de interpretação. Vamos parar de falar de erro de interpretação. Peito não é mão. Isso não é interpretação. Isso é má vontade no mínimo”, concluiu.
Esportes Lula recebe Ancelotti e Infantino no Planalto para tratar da Copa do Mundo de 2027
Esportes Brasil terá delegação recorde nos Jogos de Inverno Milão-Cortina 2026
Esportes Com time alternativo, Bahia vence o Jequié na estreia do Baianão 2026
Esportes Empresária de Haaland elogia gestão do Grupo City no Bahia
Esportes CBF altera horário do segundo jogo da final da Copa do Brasil entre Vasco e Corinthians
Esportes Valor de mercado do Bahia dispara após fim da temporada de 2025