A secretária da Saúde do Estado interina, Tereza Paim, fez um alerta nesta segunda-feira (27) sobre o avanço da variante Delta na Bahia, que já conta com mais de 70 casos. A secretária destacou que esta cepa corresponde a 8,7% dos casos identificados na Bahia e já se caracteriza como uma infecção comunitária, em que este tipo do novo coronavírus circula pelo estado, não acometendo apenas quem viaja.
“É sim um sinal de alerta. Lembrar que ela (a variante) se multiplica muito rápido. Nós sabemos que o novo coronavírus ainda está aqui dentro da Bahia”, afirmou Tereza Paim. A secretária observou que a variante Delta consegue furar a proteção da doença dada pela vacinação. “Quem tem só uma dose tem que ter toda a cautela. Quem tem as duas doses está mais protegido, mas pode ficar adoecido’, afirmou.
Segundo a gestora, a Sesab mantém os procedimentos de testagem para mapear o avanço da Delta e orienta os municípios com vacinação mais atrasada a acelerar a conclusão do esquema vacinal de duas doses, além da aplicação de reforço para idosos e pessoas com doenças imunossupressoras.
Covid-19 Brasil registra 11.722 casos de covid-19 e 92 mortes em 24 horas
Covid-19 Bahia registra 567 novos casos e mais 11 óbitos nesta terça-feira (30)
Confira! Covid-19: Saiba onde se vacinar em Salvador nesta quarta
Salvador Salvador segue com aplicação das doses contra Covid-19 nesta sexta
Salvador Covid-19: prefeitura retoma vacinação em Salvador nesta segunda-feira (8)
Confira! Covid-19: Confira os postos de vacinação em Salvador nesta terça