Iniciada às 08h no horário de Brasília, a cerimônia de abertura dos Jogos Paralímpicos de Tóquio recebeu a delegação do Brasil por volta das 9h20. Como a cerimônia é organizada pela ordem do alfabeto japonês, o Brasil foi a 135ª delegação a entrar no estádio. Para evitar risco de contaminação por Covid-19 apenas os porta-bandeiras do país participaram da cerimônia.
Os medalhistas paralímpicos Petrúcio Ferreira, do atletismo, e Evelyn Oliveira, da bocha, foram os escolhidos para levar a bandeira do Brasil na cerimônia que ocorre no Estádio Nacional do Japão.
Tanto Petrúcio quanto Evelyn foram medalhas de ouro na última edição do evento paradesportivo, no Rio 2016, e atuam em duas das modalidades que mais subiram ao pódio pelo Brasil na história dos Jogos Paralímpicos.
Também participam do desfile pela delegação brasileira a técnica da classe BC4 da bocha e staff da atleta Evelyn, Ana Carolina Alves, e o diretor técnico do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Alberto Martins.
Esportes Promessas da dupla Ba-Vi são convocadas para Seleção Brasileira
Esportes Bahia tem valor de mercado duas vezes maior que time sensação da Champions League
Esportes Com gols de Jean Lucas, Bahia vira sobre o Vitória e é bicampeão baiano
Esportes Vitória não vence o Bahia na Fonte Nova há mais de 5 anos; veja histórico
Esportes CBF pode rever regras para participação na Copa do Nordeste em 2027; entenda
Esportes Neymar admite que pode se aposentar ainda em 2026